domingo, 4 de fevereiro de 2018

Pesquisa

 

Pesquisa

 

Índice de aprovação dos serviços do Jean Bitar chega a 95%

03/02/2018 13:17h
O Hospital Jean Bitar (HJB) encerrou o ano de 2017 com um índice de aprovação do público aos serviços oferecidos de 95%. A pesquisa foi feita pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) junto aos usuários e pacientes, como a autônoma Lilian Borges, 35, que faz acompanhamento para uma cirurgia bariátrica. “A equipe do hospital me acolheu como uma família. Aqui eu me sinto muito bem e segura. Todos são muito atenciosos, desde os agentes de portaria até os profissionais envolvidos no meu tratamento. Só tenho a agradece cada um deles.”
Após 14 meses de tratamento para a realização da cirurgia, Lilian finalmente realizou seu sonho no dia 1º de fevereiro, data agendada para o procedimento. Ao iniciar o tratamento especializado, a paciente pesava 184 quilos e, hoje, com 50 quilos a menos, meta atingida com muita determinação e suporte da equipe multiprofissional do hospital, que é referência no Pará em cirurgia bariátrica 100% Sistema Único de Saúde (SUS), ela vai encarar a cirurgia.
“Com isso vou mudar meu corpo, porque minha mente já está preparada para as mudanças que vão ocorrer na minha vida, graças aos profissionais do Jean Bitar . Mas, antes disso, passei por altos e baixos”, relembrou agradecendo a todos pela força e apoio em seguir rigorosamente o tratamento, associado a atividades físicas e dieta balanceada, missão nada fácil para quem trabalha com a vendas de doces e salgados.
Lilian Borges foi uma das 21.874 pessoas atendidas pelo ambulatório do hospital, que registrou um total geral de 372.151 atendimentos no ano passado. Desses serviços, 1.928 foram internações, 1.734 foram cirurgias, 1.561 foram curativos, 205.411 exames gerais, 17.172 intervenções do SAU e 122.471 alimentações com dietas balanceadas de acordo com diagnóstico do paciente, que contribui para a melhoria clínica dos usuários, incluindo dieta enteral e suplementação via oral.
A gestão estratégica do Jean Bitar não comemora apenas os dados estatísticos, como também as melhorias que foram promovidas aos usuários ao longo do ano passado. Entre elas, destacamos, a inauguração da Agência Transfusional (AT), que somou 44 unidades na hemorrede estadual, abastecida pela Fundação Hemopa. A AT tem capacidade técnica para armazenar 200 unidades de hemocomponentes, agilizando o atendimento transfusional dos usuários do Hospital Jean Bitar.
Em 2017, foram 1.931 transfusões feitas, o que corresponde a uma média mensal de 176 atendimentos dessa natureza. A área de Recepção Ambulatorial foi revitalizada e mais cinco consultórios médicos foram entregues, somando agora nove. Já a recepção central foi totalmente repaginada para receber familiares e amigos de pacientes internados.
“Somos um time que atua para a melhoria constante dos serviços prestadio aos usuários do SUS, que têm no Jean Bitar atendimento digno, seguro, humanizado e de excelência”, ressaltou o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, ao enfatizar o apoio do governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) que tem uma política de assistência de qualidade consolidada. “Ainda temos muito que melhorar, mas isso é um processo gradativo. O que importante é a vontade de fazer”.
Merenda também destaca a implantação do projeto de verticalização dos laboratórios das unidades administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) no Pará, que desde setembro do ano passado ampliou a capacidade para a realização de 650 mil exames/ano. “Totalmente automatizado, o laboratório garante mais precisão nos resultados dos exames e mais agilidade no atendimento da demanda”, disse o gestor, ao explicar que a tecnologia investida assegura a pronta rastreabilidade laboratorial.
E a melhoria da gestão não para por ai. Ano passado, os usuários do Jean Bitar passaram a contar com a Sala de Infusão, implantada com o objetivo de oferecer atendimento para usuários com diagnósticos de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) e Artrite Reumatóide (AR). O serviço funciona no setor de Clínica Médica. A maioria desses pacientes necessita de medicamentos produzidos em centros de infusão especializados, tendo em vista que o HJB é referência em reumatologia.
A direção hospitalar também pensa e pratica a política de valorização do colaborador e, para tanto, criou o Estar do Colaborador, para descanso no intervalo do expediente. O espaço conta com poltronas, TV, banheiro, ambiente climatizado e confortável.
Outros projetos de melhorias para 2018 já começaram em janeiro deste ano, entre eles , a nova Sala de Endoscopia, que funciona no primeiro andar do prédio em um ambiente mais amplo e confortável, tanto para os usuários como para acompanhantes. Tambem já está em andamento a reforma de adequação do anexo administrativo da unidade.
Com assistência de média e alta complexidade o Hospital Jean Bitar dispõe de 70 leitos e mantém o único Laboratório de Habilidades Videolaparoscópicas da região, além de ser referência estadual para endoscopia digestiva, endocrinologia, reumatologia, geriatria, pneumologia e clínica médica. Os usuários do centro contam com uma equipe de especialistas, estrutura, equipamento e tecnologias de ponta para realização de cirurgias de parede abdominal e gástrica, e ainda para cirurgias nas vias biliares e intestino.
Serviço: O HJB funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, bairro do Umarizal. Mais informações: (91) 3239-3800.
Por Vera Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário