terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Justiça bloqueia bens de 'Dudu', ex-prefeito de Belém

POLÍTICA

Duciomar Gomes é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos em contratos de obras de urbanização na capital paraense


Foto: Reprodução.



O ex-prefeito de Belém e ex-senador pelo Pará, Duciomar Gomes da Costa, do PTB, teve seus bens bloqueadospela Justiça Federal. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de participação em um esquema de desvio de recursos públicos em contratos de obras de urbanização na capital paraense. A determinação de indisponibilidade de bens também atingiu mais sete pessoas, entre elas a companheira de Duciomar e quatro empresas.
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pelo MPF, as decisões da justiça foram publicadas entre os dias 8 e 15 deste mês em três dos seis processos abertos a partir de ações por improbidade administrativa decorrentes das investigações que resultaram na operação Forte do Castelo, realizada em dezembro de 2017.

Foram identificadas fraudes milionárias em contratos para gerenciamento e supervisão das obras da urbanização da Bacia do Paracuri, para execução de obras de infraestrutura nas sub-bacias 3 e 4 da Estrada Nova, e de repasses injustificados de recursos referentes às obras do BRT e do Portal da Amazônia.
O Ministério Público Federal pede que os acusados sejam obrigados a ressarcir os cofres públicos em cerca de R$130 milhões.
Segundo o órgão, além das ações decorrentes das investigações do caso Forte do Castelo, o ex-prefeito responde a 15 processos na Justiça Federal e 13 processos na Justiça Estadual, a maioria por improbidade administrativa. Duciomar Costa também está inelegível pelos próximos oito anos com base na lei da Ficha Limpa.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex-senador. 

FONTE: EBC- Repórter Nacional - Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário