FWF - CURSO
Prefeitura capacitará profissionais das Instituições de Longa Permanência para idosos
Curso de Cuidador de Idosos será realizado pela Fundação Wall Ferraz
A Fundação Wall Ferraz tem participado de algumas audiências, sob a condução da Promotora Dra. Marlúcia Almeida, para tratar sobre o aumento da quantidade de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPs) em Teresina, e assumiu o compromisso com a oferta do curso de Cuidador de Idoso para formar os profissionais responsáveis pelo cuidado e atenção com os idosos dentro dessas instituições.
Segundo a Chefe de Divisão de Ensino da FWF Amparo Ribeiro, o objetivo da capacitação profissional que está sendo organizada visa garantir a atenção qualificada à pessoa idosa em suas especificidades e diferentes necessidades.
Para a Presidente da FWF, Samara Pereira, essa qualificação permitirá que os cuidadores atuem com maior segurança junto aos idosos, pois o curso contempla a formação no âmbito da legislação social e também cuidados com a saúde do idoso na sua integralidade. O cursos está em fase de planejamento junto às ILPs e deve ter início em março.
Neste momento, o assunto é importante também em âmbito nacional, pois nos últimos anos, tem aumentado significativamente o número de idosos entre os brasileiros. Entre 2012 a 2016 esse crescimento foi de 14,4%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse crescimento populacional de idosos no Brasil aponta para a tendência do crescimento do índice de institucionalização dos mesmos em futuro próximo, pois ainda, entre muitas famílias, faltam condições de assumir os cuidados com seus idosos, além das situações de violação de direitos junto a esse segmento.
Em Teresina, tem crescido o número de instituições de Longa Permanência para Idosos, e as instituições de controle social têm sido vigilantes no acompanhamento dos serviços prestados por estas instituições. Por isso, o Ministério Público realiza audiências envolvendo representantes das ILPs de Teresina, bem como de órgãos do poder público que possam contribuir para atendimento às necessidades dos idosos dentro das instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário