segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Formação

Formação

 

Termina a segunda etapa do Bacharelado em música 2018

05/02/2018 14:18h
Os candidatos inscritos no Processo Seletivo do Bacharelado em Música/2018 fizeram na manhã desta segunda (5), no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), a última etapa do certame. Eles foram submetidos à prova prática no instrumento que tocam e também nas outras três habilitações existentes no curso: Canto, Composição e Arranjo e Regência de Bandas.
A segunda prova específica de conhecimentos musicais teve início às 9h. A organização do concurso disponibilizou salas de ensaio para que os candidatos pudessem praticar o instrumento antes de realizar a prova.
Apesar da tensão e do nervosismo, o estudante Reginaldo Oliveira conseguiu fazer uma boa prova. Ele tenta uma vaga para estudar trombone. “Fiquei nervoso, mas consegui executar a peça que eu ensaiei. A banca examinadora é bem rigorosa para avaliar a interpretação, articulação, afinação e sonorização. Fiz de tudo para controlar meu nervosismo e não errar nenhum trecho da música”, contou o estudante
O odontólogo Nélio Dias, que toca clarineta, estudou durante um ano para fazer a prova do Bacharelado em Música do IECG. “Quando saiu o edital eu sabia que não podia perder essa chance. Me preparei ao longo de 2017 e procurei estudar e ensaiar a clarineta no pouco tempo que eu tinha. Fiz uma boa prova e espero poder entrar em um curso superior no Carlos Gomes, que sempre foi referência musical para mim”, disse o candidato.
A estudante Vitória Bella, de 18 anos, que tenta a aprovação em violino, estava bem tranquila. "Eu me preparei bem para esta prova. A música sempre foi minha primeira opção, mas no ano passado não foi ofertada vaga para violino, por isso acabei passando em outro vestibular’. Ela já cursa Fisioterapia e sonha em aliar os dois cursos superiores. "Muitos músicos sofrem lesões, perdem os movimentos, e com a fisioterapia vou poder ajudar na recuperação desse profissional da música’, explicou a candidata.
No último domingo (4), dos 50 candidatos inscritos, 42 fizeram a Prova Específica 1 (PE1), de caráter teórico, que mediu o conhecimento dos candidatos nas seguintes disciplinas: Teoria Musical, História da Música, Percepção Musical e Estruturação. A prova específica II desta segunda teve apenas dois candidatos, que não compareceram.
O resultado final do Processo Seletivo 2018 – Bacharelado em Música será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2018 na página da Fundação Carlos Gomes (www.fcg.pa.gov.br) e nos murais de aviso do IECG.
(Colaboração: Otavio Marcos)
Por Rosa Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário