terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

FMS - FESTA DE CARNAVAL

Programação de carnaval é atração esta semana nos CAPS de Teresina

Folia vai reunir usuários do serviço, seus familiares e profissionais da saúde
06/02/2018 - 11h18 Imprimir Envie por e-mail
Programação de carnaval é atração esta semana nos CAPS de Teresina
Créditos: Ascom
A folia vai reinar nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina. Isso porque esta semana acontece a programação de carnaval da saúde mental, que vai reunir usuários, seus familiares e profissionais de saúde. Os centros são geridos pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

As primeiras atividades acontecem nesta quarta-feira (07), no CAPS II Sul, CAPS AD, CAPS III e CAPS II Norte. Pela manhã será a festa das Rede de Instituições de Acolhimento (RIA) da zona Sul, que incluem o CAPS II Sul e o CAPS AD, além dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região. “Será a partir das 9h da manhã, no Clube dos Cem”, informa a coordenadora do CAPS II Sul Ivana Napoleão. A programação inclui apresentação artísticas e a presença do Rei e da Rainha do Carnaval de Teresina.

Na parte da tarde, será a vez dos blocos de rua: a concentração do “Bloco da Matraca” que acontece no CAPS III às 14h e o “Tantã-mos na Folia”, que vai agitar o CAPS II Norte. “A festa começa às 13h, quando os usuários serão maquiados e arrumados. Às 15h, receberemos os Reis e Rainhas do Carnaval de Teresina, com bandinha iniciando a festa. E às 16h o bloco vai sair pelas ruas”, conta a coordenadora do CAPS II Norte Érica Machado.

Já no dia 8 (quinta-feira), será a festa carnavalesca do CAPS II Sudeste, com o lema “Amando, cuidando e incluindo”, que promove a interação dos usuários e sua inclusão na sociedade. “É um momento muito importante para essas pessoas, que se sentirão acolhidas e inseridas. Elas precisam socializar mais e realmente viverem bem. Nós da rede de atenção psicossocial queremos possibilitar o cuidado integral para a pessoa com qualquer tipo de transtorno mental”, disse Ana Coelho, coordenadora do CAPS II Sudeste.

Os CAPS são referência no tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em serviços substitutivos ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário