quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

FMS - AVALIAÇÃO

FMS - AVALIAÇÃO

Representantes da Fiocruz e OPAS avaliam a gestão do SUS em Teresina

Equipe estará reunida no Palácio da Cidade na quinta-feira (08)
06/02/2018 - 14h35 Imprimir Envie por e-mail
Em alusão aos 22 anos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) por Teresina, a cidade recebe hoje (07)  e amanhã (08) a visita de representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Eles formarão um grupo de trabalho com os gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para avaliar o sistema de saúde municipal.


“A OPAS e a Fiocruz são instituições reconhecidas internacionalmente por seu conhecimento, prestígio e por atuarem como auxiliares na gestão e nas políticas públicas de saúde”, comenta o presidente da FMS, Sílvio Mendes. O grupo vai atuar nos próximos meses identificando os indicadores de Teresina, a evolução da gestão, a expansão da oferta de serviço e as necessidades atuais da população. “O resultado deste trabalho será o aperfeiçoamento dessa gestão em todos os seus aspectos: prevenção, promoção e na assistência à saúde da população de Teresina, que também atende municípios do Piauí, Maranhão e Norte do Brasil”, justifica o presidente.


Hoje (07) às 15h, os representantes estarão reunidos no gabinete da FMS com sua diretoria, que apresentará o sistema de saúde de Teresina, seu processo de trabalho e os indicadores do município. Na quinta-feira (08), às 8h30, no auditório da instituição, ocorre a apresentação para os profissionais de saúde e por fim, às 11h30, no Palácio da Cidade, o Grupo de Trabalho será formalizado pelo prefeito Firmino Filho.


O grupo ficará ligado à Diretoria de Planejamento da FMS. “Este é um momento importante para analisar, avaliar, refletir sobre o que foi feito e principalmente sobre o que deve ser feito a mais na gestão de saúde de nossa cidade”, conclui Sílvio Mendes.


Representantes


O grupo será coordenado por Sergio Ibiapina Ferreira Costa, ex-presidente da FMS. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Bioetica pelo Instituto Camillo Filho e residência médica pela Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor do Instituto Camillo Filho. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.


José Agenor Álvares da Silva é ex-Ministro da Saúde, Doutor Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais em 1978, Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1974. Atualmente é assessor da Fundação Oswaldo Cruz.


José Francisco Nogueira Paranaguá de Santana é Doutor em Ciências da Saúde, mestre em Medicina Tropical, especialista em Saúde Comunitária pela Universidade de Brasília, onde também se graduou em Medicina. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde e a Assessoria de Relações Internacionais da Fiocruz Brasília. É pesquisador do Observatório Internacional de Capacidades Humanas - Nethis/Fiocruz & Nesp/UnB; assessor da Comissão de Humanidades em Medicina do Conselho Federal de Medicina; membro titular da Academia de Medicina de Brasília.


Renato Tasca coordena, desde 2008, a Unidade Técnica de Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil. Médico, formado em Turim, Itália. Especializou-se em saúde pública na Itália (Universidade de Turim) e na Inglaterra (London School of Tropical Medicine and Hygiene e Institute of Development Sudies de Brighton, Sussex). Foi o responsável pela implantação do programa “Mais Médicos” no Brasil.


Gerson Oliveira Penna foi assessor especial do Ministro da Saúde Adib Jatene. Médico pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/AMB, Especialista em Planejamento Estratégico, Doutor em Medicina Tropical, pela Universidade de Brasília, Pós-Doutoramento em Saúde Pública no Instituto de Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia. Vice-Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Presidente do Congresso Brasileiro de Dermatologia 2006. Fundador e Ex-Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde.



Tags: fmsavaliaçãosusrepresentantesfiocruz, opas

Nenhum comentário:

Postar um comentário