quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Educação promove formação para técnicos das Regionais

Educação promove formação para técnicos das Regionais

31/01/2018 - Thaís Souza/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Palmas, um encontro com técnicos formadores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) para trabalhar os Estudos e Planejamento das Formações Presencial, Educação a Distância (EaD) e Em Serviço.
Durante a formação, professores das redes estadual e municipais abordarão suas expectativas e experiências ligadas ao Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O curso aborda os seguintes temas: Leitura e escrita na educação infantil; Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender e Ser criança na educação infantil: infância e Linguagem.
O encontro trata-se de uma formação de estudos específicos para os formadores regionais que atuarão, a partir de março, como multiplicadores desse projeto voltado para os coordenadores pedagógicos, professores de 1º ao 3º ano da educação infantil, articuladores e mediadores do Novo Mais Educação.
O coordenador-geral do projeto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Kelber Abrão, destacou a satisfação em poder compartilhar experiências formativas. “Este trabalho em equipe em prol de questões tão ricas como alfabetização, letramento, sem dúvidas é um sonho para o nosso Estado. No decorrer do encontro, os formadores são divididos em três grupos que estudam o material disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e preparam para as atividades que serão realizadas nas escolas”, explicou.
Simone Paccini, coordenadora do programa Instituto Airton Senna (IAS), destacou a importância destes encontros para troca de experiências, aprendizado e união dos profissionais em prol da alfabetização. “Por este motivo, a participação de professores e gestores na formação contribui na garantia do direito à alfabetização plena de todos os estudantes”, explicou. A coordenadora do programa evidenciou a felicidade em saber que o Governo do Estado se preocupa e apoia ações voltadas para a alfabetização dos alunos da Educação Básica.
Professora Alessandra Nunes Escobar Oliveira, servidora da Escola Municipal Padre Luso Mattos, disse que, neste primeiro encontro de 2018, busca a troca de saberes. “Além da troca de saberes, tornar multiplicadora desse projeto no fazer pedagógico aumenta as nossas responsabilidades e o compromisso diário que assumimos com a educação”, pontuou.
Nádia Flausino Borges, graduada há 14 anos, ponderou que trabalha na sala de recursos do Centro de Atendimento de Educação Especializado. A professora da Língua Brasileira de Sinais (Libras) explicou a importância da língua para a comunicação e inclusão social. “Além de Libras, ministramos também a Língua Portuguesa na modalidade escrita, alfabetizando os nossos alunos, e trabalhando, enquanto formadora, não apenas de professores, mas de agentes comunitários que se interessam pela língua”.
Cerca de 20 formadores das DREs que atuarão como multiplicadores nas unidades de ensino participam do encontro que é promovido pela Seduc, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e governo federal, por meio do Pnaic.
Pnaic
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
O ciclo de alfabetização deve ser marcado por uma ação pedagógica intencional e progressiva que prepara uma estrutura sólida para novos aprendizados ao longo da vida, objetivando que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.
Programa Novo Mais Educação
O programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário