Cem litros de óleo usado recolhidos pela FMA são destinados ao projeto Palmas que te Acolhe
Georgethe Pinheiro
Importante elo na cadeia de destinação ambientalmente correta do óleo de cozinha usado, as parcerias com entidades beneficentes transformam este resíduo com alta capacidade poluente em produtos de higiene e limpeza e ações de cidadania. Desta vez, cem litros de óleo recolhidos pela Gerência de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) foram entregues ao projeto Palmas que te Acolhe, que desenvolve ações sociais junto a moradores de rua em Palmas.
O óleo recolhido na estação permanente situada no Viveiro Municipal e durante eventos realizados em Palmas, como Temporada de Praias, Festival Gastronômico e inauguração do Parque dos Povos Indígenas, chegou ao importante número de mil litros durante o ano de 2017, boa parte oriunda da troca por mudas de espécies nativas e frutíferas produzidas no viveiro. “Enquanto não se define a parceria com a empresa que irá transformar o óleo usado em biodiesel, são estas instituições que vão dar o destino adequado ao resultado da coleta”, considerou Hebert Veras, presidente da FMA.
A doação do óleo ao projeto Palmas que te Acolhe, que é implementado pela Secretaria Municipal de Juventude e busca garantir os direitos de moradia e alimentação para 20 pessoas em situação de rua e uso problemático de álcool e outras drogas, viabilizará oficinas para produção de artigos de higiene pessoal e limpeza doméstica pelos usuários do programa. Os diversos tipos de sabão, resultantes da oficina, serão utilizados no próprio projeto, além da possibilidade de geração de renda com a venda dos produtos.
O Palmas que te Acolhe conta com estrutura própria e equipe multidisciplinar que oferece cursos de formação profissional, rodas de conversas, práticas de esporte e atividades culturais para pessoas em vulnerabilidade social. O projeto foi captado em 2014 e inaugurado em 2016.
(Edição e postagem: Lorena Karlla)
Nenhum comentário:
Postar um comentário