sábado, 24 de fevereiro de 2018

CASA DA MULHER BRASILEIRA | Governo define primeiros ajustes para funcionamento da unidade

CASA DA MULHER BRASILEIRA | Governo define primeiros ajustes para funcionamento da unidade

ASCOM SETRABES Fotos: Vinícius Félix
Reunião ocorreu após a resposta da Presidência da República, autorizando o início do funcionamento da unidade
Na tarde desta sexta-feira, 23, depois do pedido da governadora Suely Campos e da autorização do presidente Michel Temer para o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira em Roraima, representantes de órgãos estaduais se reuniram para definir os primeiros ajustes da ocupação e detalhes institucionais da unidade.
O encontro foi promovido pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), teve participação da Delegacia Geral, e ocorreu após a resposta da Presidência da República, após apresentação de documento resultante de diálogo, realizado na quarta-feira, 21, entre o Governo do Estado, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, instituições que compõem a Casa da Mulher Brasileira.
A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, participou da reunião e relatou que a Secretaria está preparada para iniciar o funcionamento da Casa. “Estamos já há um ano esperando este momento e recebemos a notícia com muita alegria e satisfação. Agora, podemos entregar este equipamento tão importante para a sociedade roraimense que poucos Estados brasileiros têm a oportunidade de ter”, disse.
DEAM – A delegada-geral de Roraima, Edneia Chagas, afirmou na ocasião que, neste momento, a ideia é ajustar questões administrativas e financeiras para que a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) se instale na Casa da Mulher Brasileira e opere 24 horas por dia, para prestar um serviço de excelência às mulheres vítimas de violência.
Esta é uma vontade da governadora Suely Campos, que visa a um melhor atendimento à mulher roraimense em situação de vitimização e violência. Iremos agora organizar a questão financeira e o efetivo adequado ao horário proposto”, afirmou.
A OBRA – A construção da Casa da Mulher Brasileira foi iniciada e concluída na gestão da governadora Suely Campos, e, até o momento, aguardava apenas o envio de mobiliário, de responsabilidade do Governo Federal, para ser inaugurada.
Em reunião realizada no dia 31 de maio de 2017, em Brasília, a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, informou ao Governo que a unidade seria inaugurada até o mês de julho daquele ano.
A Casa da Mulher Brasileira é um projeto desenvolvido por meio da parceria entre Governo do Estado e Governo Federal, que tem o intuito de combater a violência contra a mulher em Roraima.
A CASA – A unidade tem um espaço projetado de três mil metros quadrados para auxiliar aproximadamente 15 mil mulheres por mês, com 90 atendimentos simultâneos, onde diversos órgãos garantirão apoio integral à mulher vítima de violência. Dentre estes órgãos, estão o Ministério Público, Defensoria Pública e Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres, que realizarão os serviços em ambientes com total privacidade e o acolhimento adequado às mulheres e aos seus filhos por até 48 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário