CARNAVAL 2018
Primeira noite de ensaios técnicos das escolas de samba atrai público de 800 pessoas
01/02/2018 09:17
“Ainda é diferente esse local. A gente já tinha um costume de anos, não é mesmo? Mas eu confesso que estou gostando, me sinto mais próxima das escolas. A sensação é de estar na avenida junto com elas e isso é bom, dá energia e contagia todo mundo”, disse a esteticista Sara Aguiar, 50 anos, que saiu do bairro do Guamá para prestigiar a primeira noite de ensaio técnico das escolas de samba na Avenida Marechal Hermes nesta quarta-feira, 31.
Para receber os visitantes e os integrantes das escolas, a Prefeitura de Belém mobilizou equipes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Guarda Municipal e da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), responsável pela organização do evento.
Para o presidente da Liga das Escolas de Samba, Fabrício Gama, já na primeira noite foi possível constatar que Belém terá um grande Carnaval este ano. “Se em um ensaio somamos 800 pessoas nas arquibancadas, nos três dias do evento certamente esse local vai estar lindo, com o público em peso prestigiando os desfiles. Hoje, por exemplo, a gente constatou que está quase tudo pronto. São realmente pequenos ajustes a serem feitos para estar com o espaço completo, mas é a prova de que teremos uma festa maravilhosa, graças ao apoio da Prefeitura de Belém nessa realização”.
O Carnaval de Belém se inicia na próxima sexta-feira, 2. Para fazer bonito da avenida, as agremiações do 1° Grupo, que se apresentam no sábado, 3, realizam o ensaio técnico. As escolas da primeira noite de ensaios foram Deixa Falar, Xodó da Nega, A Grande Família e Bole-bole. Nesta quinta-feira, 1, ensaiam as escolas Quem São Eles, Piratas da Batucada, Rancho Não Posso Me Amofiná e Matinha.
De acordo com a diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Ruth Botelho, apesar de ser um novo espaço, garantido a pedido das escolas, o local é ideal para manter o controle de entrada e saída das pessoas. “Por ter apenas uma entrada e uma saída, isso permite que se tenha mais controle, inclusive as pessoas que comprarem seus ingressos terão uma pulseira de identificação para acesso”, explicou.
Ajustes - Faltando pouco para que tudo esteja pronto para a realização do evento, os dois dias de ensaios servem, também, para fazer qualquer reparo que seja necessário, como instalação de identidade visual, ornamentação de camarotes e instalação de banheiros químicos, que ocorrem nesta quinta-feira, 1.
“A Prefeitura de Belém está disponibilizando 40 pessoas da Sesan para trabalhar na limpeza da via e no entorno nesses dois dias de ensaio. Serão usadas caçamba, retroescavadeira, caminhão muque para retirada de entulhos, hidrojato para limpeza e desobstrução de bueiros e realizada a Operação Tapa Buraco na via para que os desfiles ocorram da melhor forma possível. Já nos três dias do carnaval da cidade, serão 60 pessoas destinadas para esse trabalho”, informou o secretário municipal de saneamento em exercício, Claudio Mercês.
Por Karla Pereira
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário