terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Brasília ganha 104 novos condutores a cada dia


TRÂNSITO DF   

Imagem relacionada
TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA  
Responsável por um trânsito onde circulam cerca de 1,7 milhão de veículos da frota local e que conta com um universo de 1,7 milhão de habilitados, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está realizando um trabalho árduo, mas compensador. No final do ano, o Órgão registrou uma redução de 34% no número de mortes no trânsito do DF, se comparado a 2016, mesmo com o crescimento da frota e do número de habilitados.
A responsabilidade do Detran começa na formação dos futuros condutores. Somente em 2017 foram abertos no Distrito Federal 394.264 processos destinados à emissão de CNH. A maior parte se refere à renovação da habilitação, ou seja, 241.552 processos, o que equivale a 61%. Os demais processos são de permissão para dirigir, adição de categoria, alteração de dados, emissão de CNH definitiva, entre outros.

Formação de condutores
O processo de habilitação de condutores evoluiu bastante nos últimos anos. “A implementação do monitoramento das aulas práticas e teóricas impactou de maneira positiva na formação do condutor, refletindo diretamente na redução dos acidentes”, destaca o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca.
Durante todo o ano de 2017, a banca examinadora do Detran-DF realizou 84.062 exames práticos de direção veicular para todas as categorias e aplicou 66.727 exames teóricos. O ano fechou com a emissão de 37.968 documentos relativos à 1ª Habilitação, uma média de 104 permissões por dia.
Para adquirir a CNH, o candidato deverá passar por um processo que inicia com os exames de aptidão física e mental. Depois o candidato deverá realizar 45 hora/aulas teóricas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, noção de mecânica, preservação ao meio ambiente e convívio social.
Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá fazer cinco aulas no simulador de direção e, em seguida, o exame teórico. As etapas finais consistem em, no mínimo, 20 aulas práticas e no exame de direção veicular.
O gerente de Habilitação e Controle de Condutores, Jamarks Gonçalves da Silva, alerta: O nervosismo é o fator que mais prejudica o desempenho do candidato durante o exame. “Manter a calma na hora da prova é fundamental para que o aluno não cometa erros, especialmente na prova prática de direção”.

Condição do Permissionário
Após ser aprovado em todas as etapas, o condutor fica na condição de permissionário durante um ano. Se cometer infração gravíssima, grave ou duas médias, neste período, ele perde a habilitação e terá que se submeter novamente a todo o processo de obtenção da CNH, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito, dirigir veículo sem possuir habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor é infração gravíssima, com multa de R$ 880,41 e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.
Dados do sistema Detran mostram que, em 2017, o Departamento junto com o DER e a PMDF flagraram 15.291 condutores inabilitados dirigindo nas vias do DF. Em 2016, foram 14.993.

FONTE: ASCOM DETRAN DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário