terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

“Alta responsável” garante consulta nos centros de saúde a mães e recém-nascidos ainda na primeira semana

“Alta responsável” garante consulta nos centros de saúde a mães e recém-nascidos ainda na primeira semana

Redação Semus



Um novo modelo de atenção, dentro da linha de cuidado Materno Infantil na Rede de Atenção à Gestante e a Criança, denominado “Alta Responsável” foi pactuado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital e Maternidade Dona Regina para assegurar consultas à mãe e ao bebê ainda na primeira semana, após o nascimento, nos Centros de Saúde da Comunidade da Capital. A pactuação ocorreu na última semana e já começa a valer a partir desta segunda-feira, 19.
 

A chamada “Alta Responsável” é uma das demandas sugeridas nas oficinas do I Seminário Materno Infantil, realizado em dezembro de 2017, pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Semus e a Residência em Enfermagem Obstétrica.


De acordo com a superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs), Veruska Veras, o novo modelo consiste no processo de planejamento e transferência do cuidado de uma unidade de saúde para outra, de modo a propiciar a continuidade do cuidado. “A partir de agora, a equipe de Serviço Social do Hospital Dona Regina fará o contato com o Centro de Saúde da Comunidade, de segunda à sexta- feira, para agendar a consulta da puérpera e do recém-nascido com o profissional com o médico ou enfermeiro da unidade”, explica Veruska, lembrando que caso não haja disponibilidade de vagas na primeira semana de vida do bebê, o CSC deverá garantir a consulta utilizando as vagas destinadas aos classificados como amarelas, tendo em vista a necessidade de avaliar os potenciais riscos desse bebê e da puérpera.


“Quanto aos bebês que nascerem aos finais de semana, o hospital deverá informar via email aos CSCs de referência para que os profissionais da unidade façam a busca ativa daquela mãe e do bebê e façam o agendamento da consulta”, complementa Veruska.









(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Nenhum comentário:

Postar um comentário