quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Socioeducação



Socioeducação

 

Representante do Governo Federal conhece trabalho desenvolvido com egressos da Fasepa

23/01/2018 17:58h
Como parte de uma ampla e diversificada agenda direcionada aos profissionais que atuam na socioeducação, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) recebeu, nesta terça-feira (23), a visita da diretora do Departamento de Atenção à Juventude e à Adolescência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Tarsila Crusius. O encontro foi no auditório da Fundação e teve como objetivo dialogar a respeito do fortalecimento da política de atenção ao egresso do sistema socioeducativo, além de apresentar o trabalho desenvolvido na socioeducação do Estado do Pará.
A agenda contou com a participação efetiva dos adolescentes egressos do sistema socioeducativo e seus familiares. Eles contribuíram com ideias e sugestões a respeito dos desafios e as possibilidades de refazerem os projetos de vida por meio da inclusão social desses jovens inseridos, a partir de oficinas e cursos profissionalizantes e a inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo, educação formal, entre outros.
“Esse jovem que cometeu um ato infracional e que passou pela medida socioeducativa de internação apresenta muitas rupturas de vínculo e volta muito fragilizado para a sua família. Esse trabalho é absolutamente fundamental para reinserir esse adolescente num contexto positivo e num novo projeto de vida. Muitas vezes não é dada a devida prioridade a esse jovem, até pela dificuldade que nós ainda temos de mobilizar e articular a rede de atendimento socioassistencial”, observou a representante da MDS, Tarsila Crusius.
Segundo ela, o Pará vem desenvolvendo um trabalho exitoso, sendo reconhecido, inclusive, a nível nacional com o trabalho desenvolvido com egressos do sistema socioeducativo, atendidos pela Fasepa. “O Estado do Pará está desenvolvendo esse projeto com tanta competência e está sendo reconhecido não só por nós MDS, mas também por toda a equipe do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e Ministério dos Direitos Humanos. Valorizamos essas experiências exitosas para discutir essa pauta a nível nacional e construir uma proposta adequada à realidade de cada Estado. Fortalecendo essa ideia de que os estados passem a organizar suas estruturas, priorizando esse público que é tão vulnerável e tão carente de iniciativas como essa e que responde de uma forma tão positiva quando lhe são apresentadas oportunidades”, concluiu Tarsila.
Após ficar um ano cumprindo medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), e participar de diversas atividades artísticas, culturais e cursos profissionalizantes, uma jovem de 18 anos disse que se sente abraçada e acolhida desde quando estava na internação pela forma com que a equipe trabalha em prol dos jovens. “A Fasepa sempre me tratou com muito carinho e sempre tive o apoio deles para me aconselhar a seguir por um bom caminho. Hoje eu estou trabalhando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e acredito que muitos jovens, se tivessem essa atenção e esse apoio 'lá atrás', não estariam cumprindo medida socioeducativa. É preciso saber agarrar as oportunidades e pensar em coisas que deem orgulho para as nossas famílias”, declarou a jovem, que está há dois meses em liberdade. 
O presidente da Fasepa, Simão Bastos, ressalta que esse trabalho com o egresso é realizado desde 2015, atendendo atualmente cerca de 200 adolescentes, jovens e seus familiares em projetos e ações voltadas para esse público. “Nós estamos trabalhando em conjunto com o Governo Federal e esses encontros resultarão em um modelo de projeto nacional, voltado para o fortalecimento das unidades socioeducativas que realizam esse trabalho com os egressos. Dessa forma, nós mostramos o que fazemos e como fazemos, mas, sobretudo, é importante para que as pessoas conheçam o trabalho dentro da política socioeducativa do Pará. Esse momento representa um processo de construção coletiva da socioeducação”, ressaltou Simão Bastos.
Por Alberto Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário