quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SMS amplia rede de coleta de exames laboratoriais

SMS amplia rede de coleta de exames laboratoriais nos serviços de saúde de João Pessoa

Por - em  65
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio da Diretoria de Regulação, deu início à descentralização de exames laboratoriais, com objetivo de dinamizar o fluxo dos encaminhamentos de exames e proporcionar mais rapidez nos resultados. Com esta medida, os usuários poderão dirigir-se a um posto de coleta com os documentos necessários e fazer os exames solicitados pelo médico da rede municipal de saúde.
Com a nova determinação, a partir de 01 de fevereiro todos os usuários da Grande João Pessoa, com requisições de exames laboratoriais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), poderão ser encaminhados para um dos 38 postos de coleta distribuídos nos 5 distritos sanitários ou ao Laboratório Central (Lacen), localizado no Cais Jaguaribe, para a realização dos seus exames.
De acordo com o Secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio, a descentralização garantirá o acesso espontâneo, sem necessidade de agendamento, a uma média de 150 mil exames por mês, reduzindo o tempo de espera para a realização dos exames com a comodidade de realizá-los em um mesmo local. “É uma forma de ampliar o acesso sem muita burocracia, de forma dinâmica e com a agilidade que cada caso e usuário necessitem. Estamos trabalhando intensivamente para garantir a assistência de forma integral”, ressaltou.
Para realização dos exames serão necessários a apresentação dos seguintes documentos: Requisição clínica de exames (emitida por um médico da rede SUS, com carimbo e assinatura do médico solicitante), cópias de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os exames que não são disponibilizados pelo Lacen Municipal serão regulados no próprio serviço para outros estabelecimentos da rede SUS, de João Pessoa.
De acordo com Patrícia Valadares Gusmão, diretora do Laboratório Central de João Pessoa, as demandas serão espontâneas, direto em um dos postos de coleta ou no Laboratório Central, em Jaguaribe. “Essas descentralizações serão apenas para exames de laboratórios. Os exames passarão a ter um fluxo mais eficiente e com mais rapidez, da coleta ao resultado”, explicou.
Ainda, segundo a diretora, os exames que não são realizados pelo Lacen serão encaminhados para rede privada e conveniada pela prefeitura. “Nós faremos as coletas e os laboratórios irão pegar no mesmo dia, com o prazo de três dias para entregar os resultados. Os resultados que feitos no Lacen, poderão ser acessados pelo site: www.lacen.joaopessoa.pb.gov.br”, completou.
Lacen – O laboratório realiza 150 tipos de exames de baixa, média e alta complexidade, de microbiologia, parasitologia, uroanálise, bioquímica, hematologia, hormônios, coagulação e alguns exames de saúde pública, como hepatite B e C. O serviço dá suporte aos serviços tanto da Atenção Básica como dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Além de usuários da Capital, o Lacen Municipal também atende usuários de outras regiões do Estado que se internam e fazem exames nos hospitais da Rede Municipal por conta da pactuação entre os municípios.
Em 2017, o laboratório da rede municipal realizou mais de um milhão de exames, de diversas especialidades. Por mês são aproximadamente 100 mil exames de diagnósticos.
Relação dos postos de coleta da rede municipal de saúde.
DISTRITO 1
 USF CRUZ DAS ARMAS
ENDEREÇO: Av. Cruz das Armas, s/n – Cruz das Armas
USF NOVA CONQUISTA
ENDEREÇO: Rua Durval Coutinho, s/n – Alto do Mateus
USF SAUDE E VIDA
ENDEREÇO: Rua Mauricio de Almeida, s/n – Ernani Sátiro
USF SAUDE PARA TODOS
ENDEREÇO:  Rua Marta da Luz, s/n – Novais
USF JARDIM SAUDE
ENDEREÇO:  Rua Poeta Victor Hugo, s/n – Jardim Veneza

Nenhum comentário:

Postar um comentário