quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira

Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira auxilia no tratamento de pacientes cardiopatas

Serviço de Hemodinâmica do Hospital Carlos Macieira. (Foto: Julyane Galvão)
Serviço de Hemodinâmica do Hospital Carlos Macieira. (Foto: Julyane Galvão)
O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem sido um importante meio de tratamento de doenças do coração, por meio do diagnóstico e procedimentos nas áreas de cardiologia intervencionista. Inaugurado em setembro de 2017, o serviço realizou 327 procedimentos em quatro meses de funcionamento.
O diretor técnico do Hospital, Marko Antônio de Freitas Santos, ressaltou a importância do serviço para a população. “A doença cardiovascular é a principal causa relacionada a óbito no Brasil, então quanto mais cedo for realizado o tratamento, menos doenças incapacitantes aquele paciente vai ter. Além disso, com o serviço, a rede estadual de saúde ampliou o tipo de atendimento disponível para a população”, enfatizou.
O cardiologista intervencionista da hemodinâmica, Nilton Santana de Oliveira, contou que desde a inauguração do serviço, o número procedimentos aumenta gradativamente. “Com o serviço de hemodinâmica, o HCM tem condições de atendimento integral ao cardiopata. Os pacientes atendidos aqui são oriundos das UPAs e também podem vir direcionados via Central de Regulação do Estado”, explicou.
O paciente Paulo Fernando Rosa elogiou a rapidez com que passou pelo procedimento. “Estava na UPA da Cidade Operária sentindo uma dor no peito e fui encaminhado para cá. Aconteceu tudo muito rápido e achei o atendimento muito bom desde a UPA até aqui”, contou ele já na sala de recuperação.
Quem também estava se recuperando da cineangiocoronariografia (cateterismo cardíaco) foi o paciente Sátiro Trindade, de 59 anos. “Vim da UPA do Parque Vitória e só tenho a elogiar o atendimento recebido. Já fiz o procedimento e agora estou aguardando para retornar a UPA e ter alta”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário