
Serviço de Hemodinâmica do Hospital Carlos Macieira. (Foto: Julyane Galvão)
O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem sido um importante meio de tratamento de doenças do coração, por meio do diagnóstico e procedimentos nas áreas de cardiologia intervencionista. Inaugurado em setembro de 2017, o serviço realizou 327 procedimentos em quatro meses de funcionamento.
O diretor técnico do Hospital, Marko Antônio de Freitas Santos, ressaltou a importância do serviço para a população. “A doença cardiovascular é a principal causa relacionada a óbito no Brasil, então quanto mais cedo for realizado o tratamento, menos doenças incapacitantes aquele paciente vai ter. Além disso, com o serviço, a rede estadual de saúde ampliou o tipo de atendimento disponível para a população”, enfatizou.
O cardiologista intervencionista da hemodinâmica, Nilton Santana de Oliveira, contou que desde a inauguração do serviço, o número procedimentos aumenta gradativamente. “Com o serviço de hemodinâmica, o HCM tem condições de atendimento integral ao cardiopata. Os pacientes atendidos aqui são oriundos das UPAs e também podem vir direcionados via Central de Regulação do Estado”, explicou.
O paciente Paulo Fernando Rosa elogiou a rapidez com que passou pelo procedimento. “Estava na UPA da Cidade Operária sentindo uma dor no peito e fui encaminhado para cá. Aconteceu tudo muito rápido e achei o atendimento muito bom desde a UPA até aqui”, contou ele já na sala de recuperação.
Quem também estava se recuperando da cineangiocoronariografia (cateterismo cardíaco) foi o paciente Sátiro Trindade, de 59 anos. “Vim da UPA do Parque Vitória e só tenho a elogiar o atendimento recebido. Já fiz o procedimento e agora estou aguardando para retornar a UPA e ter alta”, relatou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário