terça-feira, 30 de janeiro de 2018

SEMPLAN - REUNIÃO




SEMPLAN - REUNIÃO

Teresina apresenta projetos sustentáveis e busca parceria com a ONU

Se for selecionado, o projeto escolhido por Teresina deverá receber fundos a partir de 2020
30/01/2018 - 10h49 Imprimir Envie por e-mail
Teresina apresenta projetos sustentáveis e busca parceria com a ONU
Créditos: Ascom

O prefeito Firmino Filho e técnicos da Prefeitura de Teresina apresentaram aos representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) as iniciativas da administração municipal voltadas para sustentabilidade e resiliência. A intenção é que os projetos sejam desenvolvidos com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF 7).

O objetivo da ONU é trabalhar medidas em parceria com cidades para diminuir os efeitos das mudanças climáticas. Teresina possui, entre as iniciativas da área, o projeto de urbanização do entorno das Hortas do Dirceu, na zona Sudeste; o Programa Lagoas do Norte; e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que está em processo de revisão. Há ainda o projeto de requalificação do Centro da Capital.

“Nós temos um leque muito grande de iniciativas voltadas para sustentabilidade. Agora precisamos focar, priorizar. Com diálogo, podemos chegar aos pontos mais que são consensuais e que podem ser mais produtivos para a cidade e que tenha efeito multiplicador ao longo do tempo”, disse o prefeito Firmino Filho.

A coordenadora interina da agenda 2030, Flávia Maia, explica que o próximo passo é definir qual estratégia será escolhida pela administração municipal para buscar o investimento junto à ONU e como ela poderá ser desenvolvida. “Pretendemos que até 2030 Teresina se torna mais sustentável e resiliente, o que significa lidar com problemas que já existem, como espraiamento urbano, e nos preparar para problemas que tendem a se intensificar com o aumento da temperatura, como o efeito de ilhas de calor”, afirma.

No Brasil, a ONU já investe em projetos na área de sustentabilidade em Brasília e Recife. Se for selecionado, o projeto escolhido por Teresina deverá receber fundos a partir de 2020.




Nenhum comentário:

Postar um comentário