SEMEC - EDUCAÇÃO
Teresina é apontada como referência durante 1º Seminário IDEB no Piauí
Seminário tem como temática central as estratégias para elevação dos resultados do IDEB 2019
24/01/2018 - 09h48 Imprimir Envie por e-mail
Gestores e coordenadores da educação básica de todo o Piauí estão participando do 1º Seminário IDEB, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – Piauí (Undime-PI) e Educ@ Soluções Educacionais. O evento, que encerra hoje (24), está acontecendo no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), e tem como temática central as estratégias para elevação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019.
Um dos focos do encontro é a análise dos fatores que levaram Teresina a conquistar em 2015 o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e o terceiro entre todas as capitais do país. O caso de sucesso na elevação da média do IDEB chama atenção de pesquisadores e gestores de outros municípios, que buscam alcançar o premiado modelo de gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A coordenadora de Avaliação da Semec, Giovanna Saraiva, apresentou ao público os indicadores de desempenho em educação, explicando como são calculados e para que servem resultados como o IDEB. Logo em seguida, a secretária executiva de ensino, Irene Lustosa, exibiu o avanço histórico da capital nas avaliações, apontando os principais fatores que contribuíram para posicionar a educação pública de Teresina entre as primeiras do ranking nacional.
“Nosso diferencial é o avanço das escolas enquanto Rede, não são escolas que se destacam de forma isolada, são mais de 60% acima da média. Atribuímos esse bom desempenho a inúmeros fatores, entre eles o investimento da gestão municipal, a importância que damos às avaliações, o suporte que as equipes escolares recebem para todas as suas ações e o acompanhamento do desempenho de cada aluno”, afirma Irene.
O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, também proferiu palestra no encontro. Ele falou sobre o perfil de liderança necessário ao gestor municipal e participou de uma mesa-redonda sobre os componentes de um plano de intervenção para elevação do IDEB. O foco é a disseminação das experiências, abrindo espaço para discussão da condução de políticas públicas e desenvolvimento de estratégias e ações que possam ser efetivas para a promoção da aprendizagem dos estudantes no tempo adequado.
O encontro conta com a presença de gestores municipais, dirigentes municipais de educação, gerentes, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais responsáveis por redes ou escolas da educação básica de ensinos Fundamental e Médio. A programação incluiu também debates sobre gestão de resultado, planejamento estratégico, Base Nacional Curricular Comum, ampliação da hora-aula para 60 minutos e o novo Plano de Ações Articuladas (PAR).
Saiba mais sobre o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de dados do Censo Escolar, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo Ministério da Educação como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País. Desta forma, foi implantado com o intuito de induzir políticas educacionais e monitorar a qualidade do ensino, sintetizando dois dos maiores desafios da educação básica brasileira: elevar as taxas de rendimento (fluxo escolar) e melhorar a aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário