quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SEMEC - CAPACITAÇÃO





SEMEC - CAPACITAÇÃO

Manipuladores de alimentos das escolas municipais aprendem boas práticas na cozinha

Mais de 500 manipuladoras de alimentos participam da capacitação para aprimorarem habilidades
24/01/2018 - 11h27 Imprimir Envie por e-mail
Para garantir que as 161.695 refeições diárias consumidas nas escolas municipais de Teresina sejam gostosas, nutritivas e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está promovendo uma capacitação para manipuladores de alimentos, as famosas merendeiras. O curso teve início na terça-feira (23) e segue até quinta-feira (26), no Centro de Formação Odilon Nunes.

Mais de 500 manipuladoras de alimentos participam da capacitação para aprimorarem suas habilidades no fornecimento das refeições escolares. A equipe de Nutrição da Semec deu dicas importantes sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, mostrando o que pode e o que não pode fazer durante o preparo das refeições. Também conversaram sobre relações interpessoais e receberam uniformes novos.

Segundo a gerente de Assistência ao Educando, Madalena Leal, o manipulador de alimentos desempenha um papel fundamental na escola. É ele o responsável pela preparação, cozimentos e distribuição dos alimentos. “Sabemos que a criança precisa estar bem nutrida para ter um bom desempenho acadêmico, e esses profissionais devem estar bem integrados com toda a rotina escolar, além de seguirem todas as normas de higiene, para cumprirem com responsabilidade essa função”, explica Madalena.

A nutricionista Lúcia Maranhão destacou que uma boa merendeira deve ser atenciosa com os estudantes, fazer uso do método de boas práticas na manipulação dos alimentos, gostar de cozinhar e preparar todas as refeições de acordo com as orientações da equipe de nutrição. “Todos os anos, antes do início do período letivo, reunimos as manipuladoras de alimentos para reforçar esses pontos e garantir o padrão de bom desempenho no preparo e distribuição dos alimentos nas escolas. Elas são peça-chave para o sucesso do aprendizado das crianças”, afirma.

Membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar também participaram da capacitação e anunciaram visitas nas escolas para a fiscalização das cozinhas e depósitos. Eles lembraram a importância de manter os espaços limpos e organizados, além de oferecerem suporte para o trabalho dos manipuladores nas 302 unidades de ensino do município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário