terça-feira, 2 de janeiro de 2018

SEMDUH - LIMPEZA URBANA




SEMDUH - LIMPEZA URBANA

Teresina investe mais de R$ 73 milhões em limpeza urbana

Além da limpeza, a Prefeitura tem investido na conscientização e educação ambiental
02/01/2018 - 10h00 Imprimir Envie por e-mail
As ruas de Teresina estão mais limpas, com os constantes serviços de manutenção da limpeza pública, que contempla conservação urbana, coleta domiciliar e seletiva, implantação do programa de educação ambiental e instalação dos Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs). Com essas ações, a Prefeitura de Teresina investiu mais de R$ 73 milhões no período de janeiro a novembro de 2017.

A conservação urbana está associada à varrição de ruas, parques e praças, capinação de vias, podas de árvores e limpeza de bueiros. De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Vicente Moreira, mais de 74 mil toneladas de lixo foram recolhidas por meio da remoção manual e outras 98 mil toneladas de resíduos foram retiradas de áreas de deposição irregular.

“Durante todo o ano, realizamos uma série de ações de educação ambiental com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do correto acondicionamento dos resíduos. Os moradores precisam repensar alguns hábitos, como jogar um papelzinho na rua, que pode entupir bueiros e causar enchentes, além de poluir os rios que banham a cidade. Então, essa é a nossa contribuição para o meio ambiente, que será muito agradecida pelas futuras gerações”, declara Vicente Moreira.

Para inibir a existência de lixões irregulares, Teresina ainda conta com as ações do Programa Lixo Zero, que acontece em toda a cidade para educar, notificar e multar populares que forem pegos descartando lixo de forma irregular. Nos primeiros onze meses do ano, foram aplicadas 262 notificações, 680 autuações, duas apreensões, 81 conduções ao PRR e 33 infrações de trânsito.

Também através do Lixo Zero, foram implantados 35 PRRs, com o intuito de erradicar áreas de deposição irregular ao longo do espaço onde é instalado. “Nesse mesmo período, foram recolhidas 22 mil toneladas de lixo dos PRRs, que recebem o chamado lixo seco, que são resultados de capina, objetos velhos e demais utensílios que necessitem ser descartados em pequenas quantidades. Eles estão espalhados por todas as zonas da cidade e é proibida a colocação de lixo orgânico, animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial, entulhos, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos", explica o coordenador do Programa Lixo Zero, Felipe Gomes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário