Segurança
Corpo de Bombeiros reforça ação de prevenção nos balneários
Banhistas que frequentam as praias de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba aproveitaram o sábado, 30, para se divertir com segurança. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros foram deslocados para esses locais na operação “Boas Festas”. Com o aumento do efetivo, os militares reforçam as ações de prevenção e proteção nos balneários.
As praias de Salinópolis (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Algodoal, Marudá e Crispim também recebem ações do Corpo de Bombeiros. Nas estradas, os bombeiros estão nos municípios de Santa Maria e Santa Luzia.
O capitão Marco Leão comentou que o serviço nas praias está voltado a prevenção com o foco de garantir a segurança dos banhistas. "O maior número de ocorrências está sendo por parte dos socorristas, com pequenos atendimentos de ferimentos oriundos de animais marinhos", informou.
"Neste último final de semana do ano, nós reforçamos a segurança nas praias e balneários para conscientizar os banhistas a desenvolver mais a atenção. Todos os comandantes de praias estão intensificando o trabalho de orientação, assim como, o serviço com as embarcações", afirmou o supervisor de praia, o tenente coronel Helton Morais.
Algumas dicas para garantir a sua segurança em praias e balneários:
- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente. É importante você tomar banho em locais rasos e sem correnteza.
- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193. Evite tentar pegar objetos como bolas ou pipas que estejam sendo levados pela correnteza e fora do seu alcance.
- Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou chamar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).
- Evite se aproximar de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.
- Se você é pai não faça uso de bebidas alcoólicas, crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista. Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.
Texto: Carlos Yury - Ascom CBMPA
Por Vivian Rosa Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário