Saúde realiza Workshop Estadual de Hanseníase nesta quinta (25)
O objetivo é capacitar gestores, profissionais, estudantes e comunidade a cerca do diagnóstico e tratamento.
Integrando uma das atividades da campanha Janeiro Roxo, a Secretaria de Estado da Saúde (sesapi) realiza, nesta quinta-feira (25), o Workshop Estadual de Hanseníase. O evento começará às 8h, no auditório da Facime, e tem como objetivo capacitar secretários municipais de saúde, profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade em geral.
O Piauí registrou 935 casos de hanseníase em 2017, representando um aumento em relação a 2016, quando foram notificados 911. Os dados revelam ainda que, aproximadamente, 67,5% deles, 631, foram notificados já em estágio transmissível. É o que aponta o Boletim Epidemiológico divulgado pela Coordenação Estadual de Controle à Hanseníase, da Secretaria de Estado da Saúde.
As notificações mostram também que o estado apresenta 29.1 casos para cada 100 mil habitantes, parâmetro considerado muito alto. "Tanto a classificação predominante, do tipo multibacilar, e o parâmetro de detecção da doença (muito alto), chamam a atenção para a necessidade de mais envolvimento dos serviços de saúde dos municípios em estratégias para o alcance do diagnóstico precoce da doença. Com a classificação multibacilar predominante, mostra que existe focos da doença em atividade em todo o estado”, alerta a supervisora estadual de Controle de Hanseníase, Eliracema Alves.
A supervisora enfatiza que, com a notificação dos novos casos, o paciente é direcionado ao tratamento, que é gratuito, e realizado nos 224 municípios, nas unidades de saúde. Toda medicação é fornecida pelo SUS e, após o início do tratamento, o paciente não transmite mais a bactéria causadora da doença.
Os pacientes que estão num estágio mais avançado, com comprometimento de membros por não fazerem o acompanhamento pelas unidades de saúde, são encaminhados para a clínica de referência em dermatologia, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Centro Maria Imaculada ou para o Hospital Universitário, sendo acompanhados por profissionais que são referência para todo o Piauí.
O Estado, junto ao Ministério da Saúde, trabalha a educação em saúde para a população, campanhas de diagnóstico e capacitação para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de dar apoio aos municípios na busca dos casos de hanseníase.
“O Piauí é um estado endêmico para hanseníase, por conta disso, nossos trabalhos são voltados ao diagnóstico precoce. O Estado desenvolve um trabalho de busca constante a novos casos para melhorar os indicadores e condições das pessoas com hanseníase”, comenta Eliracema Alves.
Hanseníase
A supervisora explica que a hanseníase é uma doença que atinge primeiramente os nervos e, em seguida, de forma tardia, as manchas. Essas manchas podem ser de coloração amarronzada ou rósea, são indolores, ou seja, não doem. Essas manchas têm diminuição de sensibilidade, são dormentes, e, se não forem tratadas em tempo certo, precocemente, elas podem evoluir com incapacidades, deformidades.
A hanseníase tem cura. O tratamento pode ser de 6 meses a 12 meses, de acordo com o diagnóstico. O tratamento é gratuito, pelo SUS, nos 224 municípios do estado.
Programação do Workshop Estadual de Hanseníase
8h - Abertura
8h30 – Apresentação das Ações Desenvolvidas pelo Estado e Lançamento do Boletim Epidemiológico da Hanseníase do Piauí
9h10 – Avaliação do Projeto NIPPON/OPAS/Ministério da Saúde – Avanços, desafios e perspectivas
10h10 – Agenda de Recomendações para Controle e Eliminação da Hanseníase no Piauí
10h30 – Debate
11h10 – Encerramento
Local: Auditório da Facime
Rua Olavo Bilac, 2335 – Centro – Teresina/PI
8h30 – Apresentação das Ações Desenvolvidas pelo Estado e Lançamento do Boletim Epidemiológico da Hanseníase do Piauí
9h10 – Avaliação do Projeto NIPPON/OPAS/Ministério da Saúde – Avanços, desafios e perspectivas
10h10 – Agenda de Recomendações para Controle e Eliminação da Hanseníase no Piauí
10h30 – Debate
11h10 – Encerramento
Local: Auditório da Facime
Rua Olavo Bilac, 2335 – Centro – Teresina/PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário