quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

RESSOCIALIZAÇÃO | Setrabes e Sejuc promovem ação social na Cadeia Feminina



RESSOCIALIZAÇÃO | Setrabes e Sejuc promovem ação social na Cadeia Feminina

SIMONE CESÁRIO Foto: Vinícius Félix


As reeducandas da Cadeia Feminina participaram de um dia diferente nesta terça-feira (23). Por meio da parceria entre Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e Cepeam (Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia) foram realizadas Oficinas de Artesanato e de Recreação Educativa. Pela manhã, as reeducandas aprenderam a produção de peças artesanais e, no período da tarde, a realização da oficina de recreação educativa.
A secretária-adjunta do Trabalho e Bem-Estar Social, Edilania Mangueira, ressaltou que “essa ação auxilia na inclusão social e proporciona novas perspectivas de vida a essas mulheres quando saírem da unidade”.
Para o titular da Sejuc, Ronan Marinho, trabalhos sociais como este são fundamentais no processo de ressocialização das reeducandas. “São ações que contribuem para que retornem ao convívio social e tenham chances menores de reincidência. Por isso, este trabalho é fundamental”, completou Marinho.
A ação se configura como o trabalho social resultante do projeto de esgotamento sanitário que está sendo realizado em toda a cidade e, desde 2016, já contabiliza cerca de 20 ações como esta, explica o presidente do Cepeam, Alex Viana. “Além dessa oficina, há cerca de três meses demos início à oficina de teatro aqui na unidade. As reeducandas estão participando e se envolvendo bastante. Os resultados estão sendo muito bons”, garante.
A M.G.B, de 58 anos, diz que nunca fez trabalhos artesanais, mas gostou da experiência. “Tenho muitos netos e gostaria muito de fazer brinquedos para eles”, conta.
“Hoje podemos ter um dia diferente que está sendo bom para nosso desenvolvimento. Vai ajudar a mudar de vida quando sair daqui”, S. A., 23 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário