Projeto
NAC vai levar cidadania para oito municípios do Pará
23/01/2018 15:09h
Na manhã desta terça-feira (23) o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do Governo do Pará, realizou uma reunião para definir as datas de execução do Projeto Família e Cidadania em 2018. A reunião contou com a presença da diretora geral do NAC, Daniele Khayat, além da participação de representantes de órgãos parceiros do projeto como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Durante o encontro, que ocorreu na sede do Núcleo, ficou definido que até agosto deste ano, o projeto será realizado em oito municípios: Belém, Santa Izabel, Melgaço, Salinas, Itaituba, Ananindeua, Redenção, Marituba, além das ilhas de Mosqueiro e Cotijuba. A expectativa é atingir uma média de 100 pessoas por edição.
O primeiro município atendido será Santa Izabel no período de 21 à 23 de fevereiro. Na semana seguinte será a vez dos moradores da Ilha de Cotijuba que receberão o Família e Cidadania entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março. A agenda completa do projeto será disponibilizada no site nac.pa.gov.br.
“Em 2017 nosso projeto foi um sucesso, conseguimos realizar nosso objetivo que é apoiar as famílias para que tenham cada vez mais condições de responder ao dever de sustento, guarda e educação das suas crianças, adolescentes e jovens. Em 2018 vamos manter a mesma estrutura do projeto, com cinco módulos temáticos e carga horária de 4h para cada encontro”, disse Marina Bendelack, coordenadora do Projeto Família e Cidadania.
O projeto é dividido em cinco módulos e cada parceiro é responsável por um deles: assistência social, educação, saúde, empreendedorismo e cidadania. O módulo oferecido pela Seaster, explica como funciona a rede de proteção social e o fluxo de encaminhamento para os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Seduc trabalha temas como a evasão escolar e como combatê-la, a Sespa fala sobre acesso aos serviços de saúde, já a Defensoria Pública oferece orientações jurídicas além de explicar sobre direitos e deveres e a Emater estimula as iniciativas para geração de renda por meio de cursos de capacitação e palestra.
Em 2017 o projeto passou por cinco municípios, Belém, Santarém, Altamira, Marabá e Salvaterra. Cada edição contou com cerca de 100 participantes, totalizando mais de 500 pessoas diretamente atendidas.
O público-alvo do projeto são gestores, técnicos, professores e representantes de conselho de escolas públicas; gestores, técnicos e agentes de saúde; representante de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias.
As inscrições para o Família e Cidadania são gratuitas e podem ser feitas, quando forem abertas, através do site do NAC nac.pa.gov.br. Para mais informações basta enviar um e-mail para nac.diaads@gmail.com ou ligar para os telefones (91) 3342-0355 ou (91) 98404-4725.
Colaboração: Ruan Moraes - estagiário Ascom NAC
Por Erika Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário