terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Projeto proíbe conceder prêmio diferente em função do gênero do atleta


Projeto proíbe conceder prêmio diferente em função do gênero do atleta

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir o Trabalho Intermitente. Dep. Gorete Pereira (PR - CE)
Gorete Pereira: “Qualquer forma de discriminação, sob qualquer pretexto, significa um entrave à construção de um mundo melhor”
A Câmara dos Deputados analisa um projeto que proíbe o oferecimento de prêmios de valores diferentes para atletas homens e mulheres (PL 8430/17).
A proibição valerá para competições em que haja o emprego de recursos públicos ou promovidas por entidades que se beneficiem desses recursos.
“Apesar das vitórias que as atletas brasileiras têm conquistado nas diversas modalidades esportivas, infelizmente o valor das premiações permanecem abaixo das cifras pagas aos competidores masculinos”, reclama a autora da proposta, deputada Gorete Pereira (PR-CE).
“A desigualdade nas premiações esportivas representa uma forma de discriminação no mundo do trabalho”, afirma a parlamentar lembrando que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2011 o rendimento das mulheres representava apenas 70,4% do recebido pelos homens. 

“Por mais que se busque justificar a disparidade pelo ponto de vista da quantidade de patrocinadores, nosso entendimento é que se trata de machismo explícito e que deve ser combatido.”
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação – ND
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário