Presidente da FCP recebe dissertação de mestrado sobre produção cultural tocantinense
Redação FCP
O presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Hector Franco, recebeu nesta quinta-feira, 18, a Professora Mestre em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Federal do Tocantins, Walena de Almeida Marçal Magalhães. Na ocasião a professora entregou um exemplar de sua dissertação de mestrado à biblioteca do Espaço Cultural.
A pesquisa fala, entre outras coisas, sobre a relevância do Espaço Cultural e da Fundação Cultural para o cenário tocantinense.
A produção acadêmica “Arte e Sustentabilidade: uma leitura sobre a temática ambiental na obra de três artistas do cenário tocantinense” teve o objetivo de pesquisar, a partir do catálogo de obras da FCP, artistas com espectro ambiental em suas obras, seja do ponto de vista do uso de materiais utilizados, ou de temáticas ambientais. A pesquisa resumiu-se a três artistas que atuam no cenário tocantinense, Sandra Oliveira, Marcos Dutra e Cláudio Montanari. O enfoque se deu no olhar que a pesquisadora teria sobre as obras dos artistas.
Para a educadora é muito gratificante: “eu fico muito feliz, porque a gente pesquisa para isso, para socializar conhecimento, e esses artistas agora vão se tornar internacionais do ponto de vista científico”.
A dissertação já circula na Europa. Um de seus capítulos foi publicado em um periódico da Universidade de Lisboa. E será também publicada na íntegra por uma editora alemã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário