sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Parque Estadual da Lapa Grande é reaberto ao público em Montes Claros

Parque Estadual da Lapa Grande é reaberto ao público em Montes Claros

Reabertura acontece neste sábado (6), às 8h; parque foi fechado para visita ao público há quase um ano quando o Estado substituiu a empresa que contratava funcionários.

Parque Estadual da Lapa Grande será reaberto ao público neste sábado (6), em Montes Claros (Foto: IEF/Divulgação)Parque Estadual da Lapa Grande será reaberto ao público neste sábado (6), em Montes Claros (Foto: IEF/Divulgação)
Parque Estadual da Lapa Grande será reaberto ao público neste sábado (6), em Montes Claros (Foto: IEF/Divulgação)
O Parque Estadual da Lapa Grande será reaberto ao público neste sábado (6), em Montes Claros (MG). O local interrompeu a visita em fevereiro de 2017 quando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente substituiu a empresa que prestava serviço à unidade com a contratação de funcionários. Neste período, apenas o público estudantil esteve na unidade mediante agendamento; foram quase 3 mil registros de visitas da cidade e região.
"A visitação vai ser no mesmo formato anterior, mediante a portaria 175, de novembro de 2013. É importante que a população siga as orientações e respeite as sinalizações das trilhas oficiais. Estamos em uma unidade de conservação e por isso não é possível ascender fogueiras, nem praticar esporte com veículos motorizados", explica a gerente do parque, Elisângela Alves Mota Chinelato. Ainda segundo a gerente, é proibida a entrada nos rios e o custo da entrada permanece R$ 5.
O parque está a 12 km do Centro de Montes Claros, localizado na região noroeste da cidade. As visitas podem ocorrer aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h - com saída prevista até às 17h. De terça à sexta-feira, o acesso para comunidade acadêmica e ONGs acontece mediante agendamento pelo site. Deste mês ao período do feriado de Carnaval, o público geral também poderá visitar a unidade durante a semana, com consulta prévia.
"É um período que a gente compreende que é mais fácil da população realizar as visitas por conta das férias e folgas. Por isso, nosso entendimento em abrir o parque para o público geral que pode conhecer nosso acervo histórico, os vestígios arqueológicos e paleontológicos, além das grutas cadastradas. A maior delas é a Lapa Grande com 2,2 km", detalhou.
A área total do parque é de 15.320 hectares e, atualmente, 25 funcionários compõe o quadro dos servidores.

Trilhas

Trilhas têm entre 170 metros a 2,5 quilômetros e os percursos podem ser feitos entre 40 minutos a três horas (Foto: IEF/Divulgação)Trilhas têm entre 170 metros a 2,5 quilômetros e os percursos podem ser feitos entre 40 minutos a três horas (Foto: IEF/Divulgação)
Trilhas têm entre 170 metros a 2,5 quilômetros e os percursos podem ser feitos entre 40 minutos a três horas (Foto: IEF/Divulgação)
As trilhas da Lapa Grande, Boqueirão da Nascente, Ponte de Pedra e Lapa Pintada têm entre 170 metros a 2,5 quilômetros, e os percursos podem ser feitos entre 40 minutos a três horas. O parque disponibiliza condutores para acompanhar os passeios, mas o grau de dificuldade para completar o trajeto é de fácil a médio.
As opções de percurso para os ciclistas têm aproximadamente 15 quilômetros e seguem desde a portaria à estrada de São João das Veredas, via Fazenda Quebradas, Boca e Pinheiros. É importante que na primeira visita do ciclista seja realizado um cadastro na unidade. A portaria que regulamenta a visita ao local está disponível no site do Instituto Estadual de Floresta (IEF) e no Diário Oficial do Estado.

Importância da Preservação

O Parque Estadual da Lapa Grande (PELG) é uma unidade de conservação integral, criada em janeiro de 2006. É administrado pelo Instituto Estadual de Floresta e conta com uma coordenadoria de áreas protegidas do Escritório Regional Norte. Ele tem como objetivos proteger e conservar o complexo de grutas e os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros.
De acordo com a Copasa, as duas captações de água nos rios Lapa Grande e Rebentão dos Ferros abastecem cerca de 30% da população. A água captada no PELG é bombeada para a estação de tratamento no Bairro Morrinhos.
Parque Estadual da Lapa Grande (PELG) é considerada uma unidade de conservação integral (Foto: IEF/Divulgação)Parque Estadual da Lapa Grande (PELG) é considerada uma unidade de conservação integral (Foto: IEF/Divulgação)
Parque Estadual da Lapa Grande (PELG) é considerada uma unidade de conservação integral (Foto: IEF/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário