segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Leitura



Leitura

 

Biblioteca Arthur Vianna é opção de preparação para concursos públicos

15/01/2018 11:30h
“É bom pra quem quer ter compromisso, um lugar específico pra estudar”, diz Márcia Lima, enfermeira, que está todos os dias no segundo andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará (FCP). Ela está se preparando para um concurso público e aproveita o rico acervo de livros específicos para os concurseiros que estão nas prateleiras.
“Todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, estou aqui na biblioteca, pois consigo me concentrar e ter tranquilidade para focar nos meus objetivos”, pontua. Assim como Márcia, diversos usuários frequentam a centenária Biblioteca Pública.
No mês de férias, o movimento cai, porém segundo a bibliotecária Simone Rabelo, a partir desta terceira semana de janeiro, o movimento de usuários volta a normalizar. Ela diz também que existem diversos perfis de frequentadores do espaço. “Tem gente que estuda todo dia, tem quem usa a internet, tem um rapaz que passa o dia lendo livros de ficção. Recebemos todo o tipo de gente e de todos os gostos”, conclui.
O funcionário público, Paulo Henrique, também é frequentador assíduo do espaço. Ele conta que sempre passa pela biblioteca para ler jornais e revistas. “Me acostumei a frequentar antes de ir pro trabalho, porque moro perto, venho por lazer”, afirma. De acordo com ele, a biblioteca é um importante espaço público. “A gente quase não tem mais locais assim”, finaliza.
A reforma recente da biblioteca também é um dos atrativos, tanto para Márcia quanto para Paulo. “Ficou num estilo muito bom, só veio acrescentar mais. Isso me deu mais motivação ainda.”, disse a enfermeira. Para Paulo, o espaço deixou o lugar mais confortável. “Aqui no segundo andar ficou mais amplo, mais confortável”, fala.
Números e Serviços
A Biblioteca Arthur Vianna existe há mais de 146 anos. Conta com um acervo vasto, diversificado e sempre crescente. São mais de 800 mil impressos e multimídias de todos os tipos. Fonoteca, Gibiteca e até uma Biblioteca Itinerante são apenas alguns exemplos dos 15 espaços especializados que compõem a Arthur Vianna. Centenas de pessoas passam diariamente pela biblioteca. Em dias de evento, esse número pode passar de mil pessoas.
Durante o ano, todos os meses, são oferecidos outros serviços como visitas monitoradas, cursos, oficinas e programações especiais de incentivo à cultura. Este mês, por exemplo, há a Semana dos Quadrinhos e a Colônia de Férias, duas atividades da biblioteca – coordenadas pela Diretoria Leitura e Informação (DLI) da FCP.
Para emprestar livros é preciso fazer um cadastro com os documentos de Identidade, CPF e comprovante de residência. Cada pessoa pode pegar dois livros emprestados por um período de 10 dias – Professores podem pegar até três. A Biblioteca Arthur Vianna fica na Av. Gentil Bittencourt, N°650 - 2° Andar e funciona de 8h às 18h de segunda a sexta.
Colaboração de Agilson Lobato 
Por Andreza Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário