Escola da zona rural se destaca por trabalho integrado com família dos alunos
O Cmei Santa Teresinha fica no Povoado Campestre Norte, eixo Boqueirão
Créditos: Ascom/Semec
A Educação Infantil na atualidade tem sido reconhecida como uma das etapas mais importantes ao desenvolvimento do indivíduo. Neste sentido, o Centro Municipal de Educação Infantil Santa Teresinha, localizado no Povoado Campestre Norte, eixo Boqueirão, zona Rural de Teresina, vem se destacando quando o assunto é compromisso e educação.
O Cmei surgiu em 1999 para atender a necessidade da comunidade. Hoje, a unidade de ensino atende 80 crianças entre 3 a 5 anos de idade, do maternal ao 2º período da educação infantil e possui bons indicadores.
A escola realiza diversas atividades como o projeto ‘Medalha de Ouro’, onde os estudantes são premiados considerando alguns fatores, como frequência, comportamento e a realização das atividades de classe e em casa. O projeto trabalha a auto avaliação, onde o aluno faz sua pontuação no quadro de medalha no final de cada mês e recebe a medalha de acordo com sua pontuação e uma lembrancinha que é doada pelos professores.
Outro projeto que vem rendendo bons frutos é o ‘Receita Favorita’, que foca na importância da alimentação saudável e sustentável no cotidiano escolar. As crianças aprenderam a evitar desperdício de alimentos, além de cozinharem seguindo receitas, o que estimula a leitura, escrita e matemática.
A leitura é incentivada diariamente e o projeto ‘Vai e Vem da Leitura’ reforça ainda mais a atividade. Outro diferencial é o reforço que é realizado com as crianças do 2º período no contraturno, que é ministrado por professores que estejam em horário de HP, uma iniciativa da equipe escolar que visa melhorar o desempenho das crianças que estejam com alguma dificuldade.
O Projeto ‘Infância Feliz’ que teve início em maio de 2016, e é uma parceria com a Plan, realiza atividades lúdicas com oficinas de construção de brinquedos, jogos educativos e de brigadeiros e pipoca.
Segundo Hilnethe Azevedo Nunes, diretora do Cmei, um grande fator que vem fazendo a diferença na educação do Cmei Santa Teresinha é a união entre escola e família, com gestão democrática e participativa. “Todos esses projetos, o envolvimento da equipe escolar e a participação dos pais vem fazendo com que a escolas se destaque. E só quem ganha com isso são nossas crianças”, comenta.
A gestora conta ainda dos prêmios que a escola vem conquistando. “Em 2011 a escola conquistou o prêmio de Professor Alfabetizador. Em 2016 alcançamos a meta de 100% de alunos alfabetizados e ganhamos o primeiro lugar na categoria Professor Alfabetizador. Agora em 2017 ficamos em segundo lugar com o prêmio de Gestão Escolar na Regional do Piauí, 20ª GRE”, informa.
A professora explica que um diferencial é realizar atividades específicas de acordo com as habilidades das crianças. “Adotamos na escola a prática de conciliar a didática ao conteúdo exigido. Então preparamos atividades referentes ao nível de aprendizagem de cada criança, provocando novos desafios ao que estão mais avançados e despertando os que ainda estão precisando de um pouco mais de atenção. Isso é o trabalho de uma equipe unida que busca o melhor para as crianças”, esclarece.
Lara Cristiane Pereira de Barros, de 6 anos, aluna do 2º período, conta que se sente segura na escola. “Gosto muito da escola. Acho ela muito bonita, aqui estou aprendendo a ler e escrever, e minhas professoras são bem legais, me ensinam, e por isso gosto delas”, diz.
Os pais também se envolvem em todas as atividades realizadas na escola. As mães participam do projeto ‘Mãe Empreendedora’, fomentando o empreendedorismo e a valorização das mães. Já José Reis Alves de Araújo, pedreiro e pai da pequena Suzana Alves da Silva de 6 anos, do 2º período, ajudou na construção de um espaço que envolve leitura e meio ambiente.
Através do PDDE sustentável as crianças ganharam um espaço verde que está contribuindo para o processo de conscientização ambiental, abrindo um leque de possibilidades para atividades escolares ao ar livre, especialmente voltadas para leitura e educação ambiental.
A construção do espaço é uma das ações do Programa Escola Sustentável, que incentiva a adequação do espaço físico visando à mobilidade sustentável, o uso de material reciclado e a estruturação de áreas verdes. O novo ambiente passou a ser o preferido das 80 crianças que estudam no CMEI.
Além do espaço, a escola também está construindo uma horta onde as verduras e legumes que serão colhidas serão utilizados na preparação da merenda escolar para o consumo das crianças.
“É com dedicação e amor que realizamos todas as ações. Trabalhamos com toda a equipe unida e com a participação dos familiares de nossas crianças. Assim, conseguimos que nossos alunos desenvolvam todas as habilidades necessárias para que entrem no Ensino Fundamental com subsídios para se destacarem em sua vida acadêmica”, finaliza Hilnethe Azevedo Nunes.
Tags: ações, escola, família, cmei, santa teresinha, zona rural, semec
Nenhum comentário:
Postar um comentário