ECONOMIA E EMPREGO
Fundos regionais têm taxas de juros mais atrativas para este ano
Financiamento
As novas taxas contribuem para investimentos em regiões menos desenvolvidas, estabelecendo encargos financeiros adequados ao padrão de renda de cada região
Com o objetivo de aumentar as operações de crédito e estimular as atividades produtivas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou novas taxas de juros de financiamento para os Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. A medida colabora para a geração de emprego e renda e aquecimento da economia regional.
Divulgação |
---|
Neste ano, a expectativa é disponibilizar cerca de R$ 39,5 bilhões para financiamentos em diversos setores. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as condições para o setor rural não foram alteradas, com encargos entre 5,65% e 10,41% ao ano.
Por outro lado, operações não rurais terão taxas de juros anuais que variam entre 5,19% e 8,92% para os Fundos Constitucionais e 8,24% a 10,78% para os Fundos de Desenvolvimento. O valor pode ser alterado de acordo com a finalidade e o tipo de contratação do projeto.
A partir de agora, os encargos serão baseados na Taxa de Longo Prazo (TLP) e não mais prefixados anualmente pelo CMN. As taxas serão baseadas, inclusive, ao desenvolvimento e índice de adimplência, ao padrão de renda das regiões e às tendências de juros da economia.
"É uma medida que vem ao encontro de outras mudanças que adotamos no sentido de facilitar o acesso ao crédito. São recursos assegurados para dinamizar a economia no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com condições cada vez mais facilitadas", explicou o ministro da pasta, Helder Barbalho.
Os Fundos Constitucionais são destinados tanto a pequenos quanto a médios e grandes empresários e contribui para a redução da desigualdade regional no País, uma vez que permite a liberação de recursos para o setor produtivo.
Fonte: Governo do brasil, com informações do Ministério da Integração
Nenhum comentário:
Postar um comentário