segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Detran leva orientações sobre trânsito e atendimento a vítimas

Detran leva orientações sobre trânsito e atendimento a vítimas de acidentes para Cajazeiras

O pedreiro Januário Lima Cardoso, 46 anos, foi atropelado por uma moto há dois meses, em Salvador. Ainda sem conseguir trabalhar por causa de problemas de locomoção provocados pelo acidente, ele participou do projeto 'Trânsito Cidadão', promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) no último sábado (20), no bairro de Cajazeiras. "Se o motociclista que me atropelou, em cima da faixa de pedestre, tivesse acompanhado esse trabalho socioeducativo do Detran, a história poderia ter sido diferente, evitando os prejuízos que sofro até hoje”, desabafou o pedreiro.

Durante o evento foram oferecidas orientações da equipe do Pró-Vítimas, programa que presta atendimento psicossocial e jurídico a vítimas de acidentes e familiares, além de ações educativas sobre segurança viária para adultos e crianças, música e dança.

O garoto Marcos Ribeiro, 7 anos, contou à pedagoga do Detran, Elaine Lima, que quando passeia de carro senta no banco da frente e, muitas vezes, fica no colo do pai. Depois de ouvir o relato da criança, a pedagoga chamou a atenção para os riscos da conduta da família. "O comportamento do pai fere as regras e pode causar um grave acidente. Nossa experiência mostra que Marcos deverá passar o que aprendeu aqui em nossa ação, servindo como agente multiplicador de boas práticas no trânsito, junto aos parentes”. A criançada também aprendeu se divertindo, em carrinhos elétricos e oficinas de pintura.

O 'Trânsito Cidadão' é uma parceria do Detran com o Instituto Miguel Calmon (IMIC), que leva conhecimentos sobre legislação de tráfego para escolas públicas, com o envolvimento das comunidades onde estão localizadas as unidades de ensino. A próxima atividade está marcada para sábado (27), no bairro de Itapuã.

Fonte: Ascom/Detran-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário