sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Cultura



Cultura

 

Cine Alexandrino Moreira exibe a Mostra Pulsar a partir de segunda-feira

12/01/2018 09:32h
A partir desta segunda-feira (15), a Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Cine Alexandrino Moreira da Casa das Artes, exibe durante a semana, até o dia 19 de janeiro, a Mostra Pulsar, que traz produções de cineastas genuinamente paraenses. A entrada é franca e as sessões começarão sempre às 19 horas.
Entre as produções exibidas neste primeiro dia está o curta ficcional “Ruína”, de Débora Macdowel. O curta conta a história de Dominique, uma dona de bar na Ilha de Cotijuba, que contrata um jovem como garçom. A trama mostra que a rotina da praia paradisíaca não traduz o passado de ilha-presídio que ecoa nos percursos do novo ajudante.
Segundo a cineasta, a ideia desta produção surgiu de seu interesse por histórias obscuras de Cotijuba. “Começou a partir do surgimento do educandário Nogueira de Faria e a perpetuação do encarceramento da população periférica em Belém, como solução falida para a criminalidade urbana”, afirma.
Débora exalta a realização e a finalidade da Mostra Pulsar. “Fico contente de ver um evento que reconheça o audiovisual local, em especial os novos realizadores. Iniciativas de exibição e fomento à produção ainda são muitos necessárias aqui em nosso estado”, comemora.
Outro filme que será exibido na mostra é o curta “Adão”, contemplado no edital de Pesquisa, Criação e Experimentação da FCP, que conta a história do personagem bíblico em forma de stop motion, feito de miriti. O curta faz uma livre adaptação bíblica do livro gênese, com uma representação da criação humana, contando a história dos primeiros homens e os seus encontros com as perdições do mundo.
A diretora e atriz Rafaela Cândido revela de onde surgiu a ideia de fazer uma animação sobre este tema. “Foi uma ideia pra entrar no edital de Pesquisa, Criação e Experimentação da FCP. É um material simples para contar a história do homem, algo novo para fazer com os bonecos de miriti”, afirma.
Mostra Pulsar
Durante os quatro dias de duração, a Mostra exibirá 11 produções paraenses de 2017, entre ficção, documentário e animação. Na estreia, além do curta “Ruína”, o Cine Alexandrino Moreira exibe o filme “Orla”, de Mateus Moura; o documentário “O Caminho das Pedras”, de Alexandre Nogueira e Fernando Segtowick, e a animação “Adão”, de Rafaela Cândido.
O técnico Audiovisual da FCP e um dos responsáveis pelo evento, Felipe Pamplona, revela que o nome da mostra tem como objetivo impulsionar e dar força para o coletivo de cineastas. “Quando juntamos o coletivo ele ganha força e traça o panorama do momento. Isto é interessante enquanto instituição pública”, comenta.
Felipe afirma que a iniciativa da FCP busca estabelecer o critério de contemplar várias linguagens, como produções independentes, longa-metragem, documentários, curtas e animações. “A ideia principal é celebrar o que está sendo produzido em Belém, para termos um panorama. Muito mais do que celebrar a cidade em si, mas sim as pessoas que residem, os artistas e os realizadores atuantes aqui”, ressalta.
Serviço:
Mostra Pulsar
Programação:
De 15 a 19/01, a partir das 19h
Filme: Orla, de Mateus Moura
Formato: Ficção - Duração: 28 minutos
Filme: Ruína, de Débora Mcdowell
Formato: ficção - Duração: 20 minutos
Filme: O Caminho das Pedras, de Alexandre Nogueira e Fernando Segtowick
Formato: documentário - Duração: 26 minutos
Filme: Adão, de Rafaela Cândido
Formato: Animação - Duração: 20 minutos
Local: Cine Alexandrino Moreira, localizado na Casa das Artes, na esquina da Presidente Vargas com a Avenida Nazaré, em Belém.
Entrada franca
* Colaboração Victor Barra
Por Andreza Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário