EDUCAÇÃO
Censo Escolar 2017 aponta diferenças nas estruturas das escolas públicas e privadas.
Censo Escolar 2017 aponta diferenças nas estruturas das escolas públicas e privadas.
Biblioteca em escola de Vitória (Foto: Leonardo Silveira/ PMV)
O Censo Escolar apresenta dados sobre a estrutura das escolas de educação básica. Ter bibliotecas ou salas de leitura, por exemplo, é algo raro nas regiões Norte e Nordeste – há municípios em que menos de 20% dos colégios possuem um espaço com livros. No Sul e no Sudeste, a situação é bem diferente: 72% das escolas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul têm essa estrutura para os alunos.
Veja, a seguir, as diferenças entre a rede pública e a privada em cada etapa de ensino:
Na educação infantil
Os números mostram também uma grande diferença entre os recursos das escolas de educação infantil geridas pelos municípios e pelas redes privadas. Um parquinho, por exemplo, só existe em 30,3% das públicas, versus 81,7% das particulares. Ter um banheiro com estrutura para crianças é algo que só é oferecido por 34,3% das instituições municipais nessa etapa de ensino, enquanto, nas escolas privadas, a porcentagem é de 81,7%.
Outros recursos são escassos tanto na rede pública quanto na particular: dependências e vias adequadas para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida existem em apenas em 26,1% das creches e em 25,1% das pré-escolas do Brasil.
As escolas rurais de educação infantil apresentam problemas que estão praticamente resolvidos na área urbana: 9,4% das creches e 12,6% das pré-escolas dessas regiões não dispõem de sistema de esgotamento sanitário.
No ensino fundamental
Recursos tecnológicos, como laboratórios de informática e acesso à internet, estão disponíveis em menos da metade das escolas de ensino fundamental do Brasil: em 46,8% delas.
Assim como na educação infantil, essa etapa de ensino evidencia uma diferença grande de estrutura entre escolas públicas e privadas. Considerando as municipais, que concentram a maior parcela das matrículas, apenas 38,2% têm sala de leitura ou biblioteca, 3,3% possuem laboratórios de ciência, 14,3% têm parque infantil, 59,5%, parque coberto ou descoberto, e 28,6%, quadra de esportes. Nas particulares, os números são bem diferentes: 82,2% possuem espaços com livros, 26,6% têm salas com computadores, 77,2% apresentam parques, 87% têm pátios e 59,4%, quadras de esporte.
No ensino médio
Nas escolas de ensino médio, a rede pública de abastecimento de água é frequente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Mas, no Norte, há municípios com menos de 20% das escolas com essa estrutura de saneamento básico.
As diferenças são acentuadas entre os colégios estaduais, que concentram a maior parte das matrículas do setor público, e os privados. Laboratório de ciências, por exemplo, existe em 39,2% dessas instituições públicas, enquanto 58,3% das particulares apresentam esse espaço. A internet banda larga é oferecida em 76,8% das estaduais e em 86,7% das privadas.
Em outros critérios, a diferença é menor: 85,9% das escolas estaduais têm bibliotecas ou espaços de leitura, versus 92,5% das particulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário