sábado, 9 de dezembro de 2017

Theatro da Paz



Theatro da Paz

 

Programação marca encerramento de ano letivo do Instituto Carlos Gomes

08/12/2017 14:14h
A Fundação Carlos Gomes (FCG) realiza no próximo domingo, 10, às 19h, no Theatro da Paz, um concerto de encerramento das atividades acadêmicas do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) no ano de 2017.
Alunos e professores que integram os grupos artísticos da FCG farão apresentações musicais gratuitas, mostrando um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição nos cursos regulares de música oferecidos anualmente pelo IECG.
Participam do concerto o Coro Carlos Gomes e Camerata, Núcleo de Ópera, Coral Dóris Azevedo e Orquestra Sinfônica Carlos Gomes.
Literatura - Um pouco antes, às 17h, no Hall do Theatro da Paz, ocorre o lançamento do livro ‘Doris Azevedo - Mãos que Tocam’, escrito por Adriana Azulay, Humberto Azulay, Liliam Barros e Tainá Façanha, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Publicado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), num primeiro momento, o livro terá lançamento apenas para convidados em função de uma tiragem limitada de somente 300 exemplares. Posteriormente, a publicação alcançará uma tiragem maior.
Organizado pela pianista Adriana Azulay, professora Doutora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), o livro em homenagem a pianista Dóris Azevedo tem 176 páginas e foi idealizado por pesquisadores da UFPA em parceria com a IOE e FCG, através da Coordenadoria de Extensão e Pesquisa do IECG.
O livro é uma forma de manter viva a memória de uma das mais antigas pianistas do Instituto Carlos Gomes e que contribuiu para a formação de gerações de músicos no estado. "Como ela completou 90 anos achamos que seria o momento ideal dela receber essa homenagem ainda em vida", detalhou Adriana, que iniciou os estudos de piano com Dóris Azevedo.
Responsável pela formação de mais de 60 alunos durante o tempo em que lecionou no Conservatório, Dóris Azevedo ganha com a publicação um registro importante de toda a sua trajetória de dedicação a música. "Cada um dos autores ficou com um momento da vida dela. Dedicamos um ano e meio para esta pesquisa, realizamos entrevistas com parentes no Rio de Janeiro e também com alunos dela que não residem mais em Belém. Tem depoimentos de gente espalhada pelo mundo todo que foi aluno dela", informou Azulay.
Doris Azevedo - Amélia Dóris Silva de Azevedo teve as primeiras aulas de piano em casa, aos 6 anos, com a professora Maria do Rosário Martins. Aos 15, ingressou no Conservatório. Em 1949, formou-se em piano e canto lírico. Logo depois de formada, ainda muito jovem, foi convidada para lecionar no curso de piano do Conservatório. Até hoje realiza atividades no Instituto Estadual Carlos Gomes como o Festival de Música Brasileira, que completou 33 anos em 2017.
Serviço:
"Encerramento das atividades acadêmicas do IECG e Lançamento do Livro Dóris Azevedo – Mãos que Tocam"
Data: 10 de Dezembro de 2017
Hora: 17h - Lançamento do livro ‘Doris Azevedo - Mãos que tocam’
           19h - Concerto de encerramento das atividades acadêmicas do IECG
Local: Theatro da Paz
Entrada franca com retirada de ingressos no dia do evento, a partir de 9h.
Por Rosa Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário