sábado, 30 de dezembro de 2017

SAÚDE

Mutirão da Saúde realiza mais de 2 mil cirurgias e supera meta para 2017

2.038 pessoas já foram beneficiadas em todo o Piauí


Resultado de imagem para 2.038 pessoas já foram beneficiadas em todo o Piauí

O primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas terminará o ano cumprindo com o que foi estabelecido pelo Estado. Através da ação a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI já contemplou mais de duas mil pessoas que se encontravam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimentos cirúrgicos, assim batendo a meta de dois mil atendimentos previstos até o final deste ano.
“Nosso compromisso era até o dia 31 de dezembro deste ano realizar duas mil cirurgias; estamos ainda no dia 27 e eu anuncio que já atingimos a meta. Já realizamos 2038 cirurgias”, adiantou o secretário”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em visita ao Portal AZ na tarde desta quarta-feira (26).


Com mais 100 procedimentos a serem realizados no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – HEGCB (Luzilândia), o Estado terá tirado, através do Mutirão, 20138 pacientes da fila de espera do SUS em pouco mais de um mês.
“Ainda temos 100 cirurgias programadas para o próximo final de semana, que serão realizadas em Luzilândia, e mesmo assim, já tendo cumprido um pouco acima da meta, nós vamos cumprir o calendário de cirurgias ainda programadas para que possamos atingir o percentual de mais de 100 % de realizações”, ressaltou Florentino.
Projeto iniciado no último mês deste ano o Mutirão já foi levado a nove unidades hospitalares do Estado: em Parnaíba; Teresina; Oeiras; São João do Piauí; Bom Jesus; Corrente; Esperantina; Floriano; Buriti dos Lopes e Campo Maior, executando cirurgias gerais, pediátricas, ortopédicas e oftalmológicas.
Profissionais do Mutirão realizando procedimentos oftalmológicas (Foto: Divulgação/Albano Amorim)
Profissionais do Mutirão realizando procedimentos oftalmológicas (Foto: Divulgação/Albano Amorim)
Segundo o secretário de Saúde através das ações do Mutirão foi possível detectar uma demanda muito grande com relação a procedimentos para o tratamento da catarata.
“As ações mostraram que existe uma demanda muito grande por cirurgias de catarata. E nós assim estamos reprogramando para que agora em 2018 nós possamos fazer mutirões específicos de cirurgias de catarata visando enfrentar essa demanda que nós temos hoje no SUS”, garantiu ele.
Por meio das atividades do projeto a SESAPI também promoveu a reabertura do centro cirúrgico de São João do Piauí e do hospital de Buriti dos Lopes.
Para realizar o Mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza R$3.896.119,33, fruto da portaria 1.294/2017, do Ministério da Saúde. O balanço oficial das ações será divulgado na próxima semana, em solenidade a ser realizada na sede da SESAPI. 

FONTE: PORTAL AZ



Nenhum comentário:

Postar um comentário