Primeiros socorros
Internos e servidores da Fasepa concluem mais uma capacitação
22/12/2017 16:44h
Nesta sexta-feira (22), o Centro Socioeducativo Masculino (Cesem) promoveu a certificação do Curso de Primeiros Socorros destinado a internos e servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A ação faz parte do Projeto Ressignificando Caminhos na Socioeducação, desenvolvido pela Fundação.
Além de proporcionar treinamento técnico aos participantes, como atendimento a vítimas de acidentes doméstico, fraturas e ferimentos, queimaduras e massagem cardiopulmonar, foram enfatizados valores que os organizadores consideram importantes para a formação cidadã.
“Foi nosso primeiro contato com este público, e foi muito bom e proveitoso, tanto para eles quanto para a gente. Nós acreditamos que valores como lealdade, respeito, solidariedade e confiança são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa, e acredito que tudo aquilo que foi aprendido aqui não foi em vão, não só do ponto de vista técnico, mas acima de tudo do lado humano dos jovens”, disse o 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e ministrante do curso, Lemuel Moaci.
Recomeço - Um adolescente de 17 anos, que há cinco meses cumpre medida socioeducativa, foi escolhido o aluno número um por sua dedicação e compromisso durante o curso. “É bom ter novas oportunidades, e aqui é um recomeço de vida para mim. Quero olhar para frente e mudar a minha história. Quero pegar essas oportunidades que Deus tá me dando. Pretendo seguir uma carreira no Corpo de Bombeiros e ajudar outras pessoas. Eu nunca tive essa oportunidade lá fora, e agradeço por estar aqui aprendendo coisas boas”, declarou o interno.
Os profissionais que atuam nas unidades socioeducativas da Fasepa promovem diversas programações internas e externas para viabilizar a inserção dos internos em ações envolvendo a integração e o fortalecimento de toda a comunidade socioeducativa, na perspectiva de melhorar a confiança e o comportamento dos jovens, ressaltou a gestora do Cesem, Rosiclea Corecha.
“É visível a mudança de comportamento dos meninos num curto período. Há disciplina e interesse em aprender algo que poderá dar um direcionamento de vida para eles. Nós já percebemos alguns resultados práticos na disciplina, de cumprir os acordos firmados com eles, sobretudo, com alguns adolescentes que tinham muita dificuldade em cumprir as normas e regras da unidade”, acrescentou a gestora.
Por Alberto Passos
Nenhum comentário:
Postar um comentário