sábado, 30 de dezembro de 2017

Marco Zero de Teresina ficará no adro da Igreja do Amparo



Marco Zero de Teresina ficará no adro da Igreja do Amparo

Obra está sendo executada pela SDU Centro/Norte e deve ficar pronta em 60 dias
28/12/2017 - 09h22 Imprimir Envie por e-mail
Um novo Marco Zero de Teresina está sendo implantado no adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, bem próximo de onde foi construído o primeiro monumento, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida como Praça da Bandeira. No local, haverá a inscrição “Ecclesiae Primas Theresinae”, indicando a primeira Igreja construída na capital piauiense.

A obra está sendo executada pela Prefeitura, que atende a um pedido da Paróquia da cidade. De acordo com o padre José de Pinho, pároco da Igreja Primaz Nossa Senhora do Amparo, a Igreja é também a primeira edificação de Teresina. “Por isso a ideia de instalar o Marco Zero na frente da Igreja”, explicou.

Ele explica também que, como em Teresina o Marco Zero é a própria Igreja do Amparo, a mudança foi solicitada junto à Prefeitura da cidade. “Do Marco Zero surgiram todas as outras edificações da cidade, é onde tudo começou, por isso a importância de trazermos isso para a cidade”, comenta.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte também está fazendo no adro da igreja uma Rosa dos Ventos, com o norte magnético voltado em linha reta para o altar-mor da Igreja mais antiga da cidade. O padre José de Pinho conta que existia uma rosa dos ventos no altar-mor da Igreja, que remontava aos tempos da própria fundação da cidade e demarcava o local onde, embaixo da Igreja, foram enterradas moedas do império antes da construção ser realizada.

O superintendente da SDU, José João Braga, destaca que a intervenção está inserida entre as ações de requalificação do Centro de Teresina, que busca impulsionar a visitação e trazer protagonismo à área central da cidade.

“O conjunto de ações que estamos realizando no centro tem o objetivo de trazer as pessoas de volta pra o centro, estimulando o turismo e a visitação. O Mercado Central, as intervenções na Rua Coelho Rodrigues e agora a instalação do Marco Zero são algumas dessas ações”, enfatiza.

O investimento na implantação do Marco Zero e da Rosa dos Ventos é de, aproximadamente, R$37,9 mil, pagos com recursos próprios da Prefeitura de Teresina. A obra deve ser finalizada em 60 dias.




Tags: SDU, Centro, Norte, Marco, Zero, Igreja, Amparo

Nenhum comentário:

Postar um comentário