Leitura é praticada com diversão no CMEI Emerson de Jesus Silva
Ações fazem parte do projeto Nas Asas da Imaginação
Créditos: ascom/SEMEC
Com o ano letivo chegando ao fim, os Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina estão realizando atividades de conclusão dos projetos de leitura, prioridade nas creches este ano. Com um misto de diversão e aprendizado, as crianças mostram que se encantam pelo mundo da leitura cada vez mais cedo.
O Centro Municipal de Educação Infantil Emerson de Jesus Silva, localizado no Dirceu Arcoverde I, zona Sudeste de Teresina, envolveu 240 crianças do Maternal ao 2º Período da Educação Infantil, com o Projeto de Leitura ‘Nas Asas da Imaginação’.
O principal foco é despertar o gosto pela leitura. O Projeto consiste na contação de historia que acontece semanalmente realizada na sala de aula para todas as crianças, depois eles levam o livro para casa, através do empréstimo. A ideia é realizar a leitura com os pais em casa e retornar na semana seguinte, feita a interpretação do que foi lido, no caderno de atividades, destacando detalhes da história. A atividade também inclui reconto e socialização do novo aprendizado na sala de aula e pátio da escola para os demais colegas. Assim a criança ampliar o vocabulário, reunir a família, além de despertar a comunicação e autoestima.
Segundo Maria do Socorro Oliveira, diretora do Cmei, o projeto tem como objetivo proporcionar momentos de integração Escola e Família, além de servir como estímulo e intervenção no processo de ensino-aprendizagem “É importante envolver a família nas atividades que estão sendo realizadas pelos filhos, para que eles tenham responsabilidade junto com a escola no acompanhamento de sua criança. O projeto esta tendo uma boa aceitação e os pais estão se envolvendo nas atividades”, conta.
Para a realização do encerramento do projeto as crianças participaram de varias atividades. Os menores, crianças do maternal, realizaram a dramatização da historia ‘Dona Baratinha’ no pátio da escola. Teve contos de poesia com os alunos do 1º período, e os estudantes do 2º período participaram de um recital com poemas de Vinicius de Morais, além de um momento especial, onde festejaram e comemoram a tradicional festa do ABC.
A pedagoga do Cmei, Lúcia Fátima conta que as ações do projeto durante o ano foram um sucesso e ajudaram tanto na socialização quanto no enriquecendo do vocabulário, linguagem e imaginação. “Sabemos que as crianças são fascinadas por histórias, que as levam ao encantamento e estimulam a inteligência, memória e atenção. Portando, aqui na escola a leitura faz parte da rotina das crianças, e quando organizamos em forma de projeto, estimulamos ainda mais a sensibilidade, ampliando a paixão pelos livros. A ideia é formar grandes leitores no futuro”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário