Seis times para três vagas! Veja o que cada um precisa para avançar aos playoffs
Chargers, Ravens, Bills e Titans na Conferência Americana, Falcons e Seahawks na Conferência Nacional chegam à última rodada sonhando com a fase decisiva
temporada regular da NFL chegou ao seu momento decisivo. Com nove times já garantidos nos playoffs, restam apenas três vagas e seis times brigando por elas. Sem confrontos diretos por vaga, muitos times terão que ficar com um olho em campo e outro na televisão para acompanhar os resultados das outras partidas.
+ Veja a classificação da temporada
+ Veja a tabela de jogos da temporada
+ Guia da NFL: conheça as regras
+ Glossário da NFL: conheça os termos
+ Infográfico: a evolução dos capacetes
+ Veja a tabela de jogos da temporada
+ Guia da NFL: conheça as regras
+ Glossário da NFL: conheça os termos
+ Infográfico: a evolução dos capacetes
Dividida em duas conferências, a Nacional (NFC) e a Americana (AFC), a temporada regular da NFL classifica 12 times para a fase de playoffs, seis de cada lado. Cada uma das conferências é dividida em quatro divisões (Norte, Sul, Leste e Oeste) e o primeiro colocado de cada uma dessas divisões garante vaga direta à fase final. Os outros dois times são os dois times de melhor campanha que não terminaram no topo de suas respectivas divisões, chamados wildcard.
Os confrontos são definidos pela as campanhas feitas durante a temporada regular, mas os times de wildcard sempre estarão atrás dos campeões de divisão, mesmo tendo campanha superior. Por exemplo, se um time ganhar sua divisão com a campanha 9-6 e um time avançou ao wildcard com 10-6, o campeão terá o direito ao mando de campo por ter
vencido uma das divisões.
Os dois campeões de divisão com melhor campanha folgam na primeira rodada dos playoffs, chamada rodada de wildcard. Essa fase tem duas partidas em cada conferência, em que o campeão de terceira melhor campanha enfrenta o pior wildcard e a quarta melhor contra o melhor time de wildcard. Na segunda rodada, o Divisional Round, entram os dois campeões de melhor campanha, o líder recebe o time de pior campanha que avançou da primeira rodada e o segundo recebe o de melhor.
Para não ficar perdido nesta rodada de ano novo, confira o que cada time precisa fazer para avançar aos playoffs neste domingo:
Conferência Nacional
Atlanta Falcons
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/Y/m/BhcMtDTpSppKrWL4FIAw/gettyimages-898155898.jpg)
Falcons dependem só de si para avançar aos playoffs (Foto: Chris Graythen/Getty Images)
A situação do Atlanta Falcons é a mais confortável entre os times da Conferência Nacional (NFC). O atual vice-campeão do Super Bowl, perdeu para o New England Patriots em fevereiro de 2017, enfrenta o Carolina Panthers, em Atlanta, precisando apenas de uma vitória para se garantir na próxima fase com a segunda vaga de wildcard. O time pode avançar mesmo com derrota, para isso basta que os Seahawks não vençam os Cardinals.
O jogo é complicado, afinal os Panthers, já classificados para a pós-temporada, podem tirar o título da divisão do New Orleans Saints caso vençam e os Saints percam para o Tampa Bay Buccaneers. Os Panthers podem até mesmo ter folga na primeira rodada, em caso de vitórias de Tampa Bay Buccaneers, San Francisco 49ers e Chicago Bears.
Seattle Seahawks
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/4/a/1gJbrVQoyW5tbEf4yVoQ/gettyimages-898142832.jpg)
Seattle Seahawks passará o domingo torcendo para os Panthers (Foto: Ronald Martinez/Getty Images)
Os Seahawks vivem uma situação simples, porém nada fácil. Enfrentando o Arizona Cardinals, já sem motivações na temporada, Seattle precisa vencer e torcer para o Carolina Panthers bater o Atlanta Falcons. Com isso os Seahawks garantem a segunda vaga de wildcard (a sexta campanha no geral) e avançam, podendo reencontrar o Los Angeles Rams, adversário que deu bastante dor de cabeça na temporada regular.
Conferência Americana
Baltimore Ravens
Ravens seguem bom caminho em direção à fase decisiva da temporada (Foto: Rob Carr/Getty Images)
Os Ravens são o time da Conferência Americana em situação mais confortável na busca pela classificação. Jogando em casa, o time recebe o Cincinnati Bengals, já eliminado, precisando de apenas um triunfo para avançar com a primeira vaga de wildcard e encarar o Kansas City Chiefs na próxima rodada. Mesmo com a derrota, Baltimore pode jogar em janeiro, para isso precisa que Bills ou Titans não vençam suas partidas, mas nesse caso avançaria para enfrentar os Jaguars. Se ambos perderem, o confronto segue contra os Chiefs.
Tennessee Titans
Apesar dos resultados ruins recentes, Titans seguem em boa posição na briga pelos playoffs (Foto: Wesley Hitt/Getty Images)
As duas derrotas seguidas complicaram a vida do time de Marcus Mariota, mas ainda assim os Titans estão em uma posição confortável para avançar. No momento, a equipe possui a sexta vaga para a pós-temporada e, no mínimo, garante essa posição caso vença o Jacksonville Jaguars. A equipe de Nashville pode também avançar com a 5ª campanha (a melhor entre os não campeões), mas para isso depende de uma derrotas dos Ravens para os Bengals. Até mesmo perdendo o time pode seguir para a próxima fase, mas para isso depende de derrotas de Buffalo Bills e Los Angeles Chargers.
Los Angeles Chargers
Chargers tenta se recuperar após começo ruim na temporada (Foto: Ed Mulholland/Getty Images)
A situação do Los Angeles Chargers é um pouco mais complexa, mas tudo parte de uma vitória sobre o Oakland Raiders no jogo de domingo. Além disso, o time precisa que o Tennessee Titans não vença Jacksonville Jaguars para ter alguma chance de avançar. Partindo dessas duas vitórias, a equipe de Los Angeles tem dois caminhos:
- Em caso de derrota do Buffalo Bills para o Miami Dolphins, o time garante um embate com os Jaguars.
- Se os Bills vencerem, os Chargers precisam de uma vitória do Baltimore Ravens para seguir avançando, isso porque no desempate direto com os Bills, Los Angeles tem a vantagem de melhor confronto direto, porém em um empate triplo, com Buffalo e Baltimore, perderia no critério de desempate, que seria retrospecto contra times da AFC.
Buffalo Bills
Buffalo Bills depende de alguns resultados de outros jogos para avançar (Foto: Maddie Meyer/Getty Images)O Buffalo Bills é o time há mais tempo sem chegar nos playoffs na NFL, são 18 temporadas consecutivas sem avançar. Para isso, precisa primeiro vencer o Miami Dolphins fora de casa em uma das grandes rivalidades da divisão leste da AFC. Nesse caso existem duas possibilidades:- Caso o Baltimore Ravens perca para o Cincinnati Bengals, o time garante ao menos a 6ª campanha, podendo ter a quinta se os Titans forem derrotados.
- Se o Ravens vencerem, os Bills precisarão de outros dois resultados para avançarem, vitórias do Jacksonville Jaguars (sobre os Titans) e do Oakland Raiders (sobre os Chargers).
Confira as partidas da semana 17:
Domingo
16h
Detroit Lions x Green Bay Packers
Indianapolis Colts x Houston Texans
Minnesota Vikings x Chicago Bears
New England Patriots x New York Jets
New York Giants x Washington Redskins
Philadelphia Eagles x Dallas Cowboys
Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns19h25
Tampa Bay Buccaneers x New Orleans Saints
Tennessee Titans x Jacksonville Jaguars
Atlanta Falcons x Carolina Panthers
Baltimore Ravens x Cincinnati Bengals
Miami Dolphins x Buffalo Bills
Denver Broncos x Kansas City Chiefs
Los Angeles Chargers x Oakland Raiders
Los Angeles Rams x San Francisco 49ers
Seattle Seahawks x Arizona Cardinals- Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro
Confira como funciona o chaveamento da NFL (Foto: infoesporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário