quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Especialistas afirmam que faltam políticas

Especialistas afirmam que faltam políticas para implementar leis que garantem inclusão

Convidados que participaram ontem da audiência pública conjunta das comissões de Legislação Participativa e de Seguridade Social e Família afirmaram que o Brasil tem leis para garantir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas faltam políticas públicas para implementá-las. 

Além disso, eles reclamaram que há muito preconceito e que nem empresas nem órgãos públicos garantem a acessibilidade. A representante do Ministério do Trabalho Fernanda Cavalcanti disse ainda que o mercado de trabalho, muitas vezes, duvida da qualificação e da capacidade do trabalhador. 
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater sobre a Inclusão no Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência e Reabilitados pelo INSS, Auxílio Inclusão - Lei 13. 146/2015. Dep. Flávia Morais (PDT - GO)
Flávia Morais defende proposta que regulamenta o auxílio-inclusão
A audiência discutiu também a regulamentação do auxílio-inclusão, previsto em lei. O benefício é um complemento de renda para a pessoa com deficiência que deixa de receber o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ao entrar no mercado de trabalho. O valor depende da avaliação do tipo de deficiência, mas não pode ser inferior a meio salário mínimo. 

Para Janilda de Lima, procuradora do Ministério Público do Trabalho, o benefício é essencial para custear as despesas dos trabalhadores com deficiência, em geral mais altas do que as do resto da população, e atenuar as barreiras cotidianas destas pessoas. 

"Vão enfrentar uma calçada que não é acessível, um ônibus que não é acessível, vão chegar numa empresa que não é acessível, vão sofrer internamente por se verem diante de tantos obstáculos e elas vão sair de casa para ganhar o mesmo que elas ganham ficando em casa?", questionou.
A presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputada Flávia Morais (PDT-GO), concorda com a urgência da aprovação do complemento, mas propõe parâmetros de renda para garantir recursos para o benefício. "Aprovar o auxílio-inclusão de forma geral para todos, independente da condição econômica, talvez seja um equívoco.” 

A Câmara está examinando um projeto da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) que regulamenta o auxílio-inclusão para pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho (PL 2130/15).

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem - Cláudio Ferreira
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário