Alunos de Geografia promovem oficina sobre a importância do solo em escola
Atividade é uma prática pedagógica da disciplina Elementos de Pedologia do curso de Geografia da Uespi.
Estudantes do Curso de Geografia do Campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), promoveram a V Oficina de Solos na Escola, nessa quarta-feira (13), na Unidade Escolar Anita Gayoso, localizada no bairro Memorare, em Teresina. A atividade sob orientação da profa. dra. Maria Luzineide contou com temas ligados à formação, textura, produção de tintas ecológicas extraídas de areia, erosão e agricultura orgânica.
A oficina é uma prática pedagógica da disciplina Elementos de Pedologia, do curso de Geografia da Uespi, que consiste em levar aos alunos do ensino fundamental a compreensão lúdica sobre os cuidados do solo. “A função é fazer com que os alunos do curso de Geografia da Uespi consigam ter uma vivência maior com essa prática, e que os alunos da escola consigam se sensibilizar e aprender um pouco mais sobre o solo”, explica a profa. dra. Maria Luzineide que ministra a disciplina e coordena a oficina.
“Esse trabalho que a Uespi realizou em nossa escola enriquece bastante a aprendizagem dos alunos. Eles participam cada vez mais”, disse Suzana Cavalcante, diretora da escola, sobre a importância da atividade. A oficina é realizada em parceria com alunos do quarto período do curso de Geografia e dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibeu/Uespi).
A coordenadora da atividade, profa. Maria Luzineide, avalia que iniciativas como essa primam pela inovação dentro dos princípios de proteção ambiental que são cada vez mais necessários. “Queremos ir além do conteúdo do livro didático e trabalhar com algo mais inovador, a cada feira trazemos diferenciais como NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), a Hidroponia, tudo levando as pessoas que, de um modo ou outro, se interessem em conhecer e trabalhar o conteúdo de solo”, pontuou Luzineide.
Na atividade destacaram-se aspectos relacionados à classificação, diferenciação das texturas dos solos, abordando os fatores naturais responsáveis pela formação. Os alunos de várias turmas da escola levaram lembranças, amostras e sementes para casa.
Ao graduando Felipe Amando, do quarto período de Geografia, coube a responsabilidade de explicar sobre a formação do solo, na atividade. "Procuramos trazer algumas rochas para os alunos tocarem, além disso fazemos os perfis para diferenciar as camadas do solo, desde a rocha matriz até o processo com ação do tempo”, salientou Felipe.
“Tudo o que os alunos têm em casa como litros de garrafas pets, copinhos de iogurte, caixas de leite podem ser reutilizados para plantar. Tudo de forma sustentável para produzir sua própria horta. Essa foi nossa principal ideia com o manejo do solo”, detalhou a discente Larissa Paiva, acerca da sustentabilidade dentro do tema.
A oficina foi muito explorada pelos alunos. “A argila me chamou muito atenção porque você pode modelar com ela e também a utilização das cores por meio das tintas. Eu não fazia a menor ideia que o solo produzia tinta”, relatou André Vinicius, estudante do sétimo ano.
Adriely Nascimento, aluna do oitavo ano, resumiu o que aprendeu: “Eu aprendi tudo sobre solos, já quero crescer com essa consciência”, expôs a aluna.
Trabalho premiado em primeiro lugar
A vontade de compartilhar uma temática que surgiu dentro da oficina de solos fez com que a professora Maria e os alunos João dos Santos, Lurian de Sousa e Maria Macedo produzissem um artigo com tintas ecológicas de solo que foi enviado para o XVII Encontro de Iniciação à Docência da Universidade de Fortaleza (Unifor-CE).
Com isso, a equipe foi contemplada em primeiro lugar pelo trabalho científico sustentável. “Oficina com tinta de solo como meio de aprendizagem no ensino de Geografia”, na Área de Ciências Humanas. Os alunos, sob orientação da profa. Maria Luzineide, foram premiados com dois tabletes.
“Os avaliados ficaram surpresos porque eles nunca imaginaram que do solo poderia produzir tinta. Para mim, a certificação é uma das mais importantes para o curso de Geografia”, finaliza Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário