quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Whorkshop de equilíbrio fiscal chega à reta final

Whorkshop de equilíbrio fiscal chega à reta final

23/11/2017 11:20h
O segundo módulo do workshop “Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Pará” volta a ser realizado em Belém, nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24. Destinado aos municípios do Marajó e aos que perderam o módulo em suas regiões, o evento trata da criação de um plano de manutenção do equilíbrio das contas públicas, com análise individualizada das contas municipais.
Gabriela Zibente, assessora jurídica da Secretaria de Planejamento do município de Curianópolis, está participando da programação. Ela acredita que a assistência técnica oferecida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), contribui para uma gestão mais eficientes dos recursos.
“A maioria dos municípios não tem equipe técnica suficiente para comportar todas as problemáticas que são enfrentadas cotidianamente. Esse workshop além de contribuir para descentralizar a informação, ele é um incentivo para buscarmos eficiência, dando mais velocidade na solução de problemas e habituando a gestão a fazer o planejamento passo a passo”, destacou.
A última região a receber o workshop, nos dias 21 e 22 de novembro, foi a do Xingu. Durante dois dias os técnicos da Comunitas, organização social especializada na mobilização de lideranças para o desenvolvimento do Brasil, e da Mais, que ministram a capacitação, auxiliaram gestores e técnicos municipais a analisarem as contas e a montar um plano gestor para melhorar a qualidade dos gastos e da arrecadação pública.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município de Brasil Novo, José Itamar de Moraes disse que os temas abordados dos dois módulos foram pertinentes ao auxilio técnico que as prefeituras precisavam. “Conseguimos organizar as soluções e também terminamos o segundo módulo com um desenho da nossa agenda de ações. Agora vamos reunir as principais secretarias que administram os recursos municipais para trabalharmos conjuntamente nessas ações”, afirmou.
O módulo, dedicado ao equilíbrio fiscal, faz parte da assistência técnica oferecida pelo Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Semsu. A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), foi ministrada para diversos municípios paraenses em todas as regiões do Estado.

Por Dani Filgueiras
SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE ESTADO DE MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS
Endereço: Av. Doutor Freitas, 2.513 - Marco (Palácio do Governo)
Telefone: 91-32168886/ 8882
Site: http://municipiossustentaveis.pa.gov.br
Assessoria de Comunicação 
Fone: (91) 32168886 

Nenhum comentário:

Postar um comentário