Semsu encerra workshop capacitando técnicos de 52 municípios
24/11/2017 18:43h
Em menos de 20 dias a Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, conseguiu resolver metade das pendências que tinha no Cauc (Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias), usando as orientações recebidas no workshop “Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Pará”, promovido pela Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu), encerrado nessa sexta-feira (24). O último módulo da programação foi destinado aos municípios do Marajó e aos que haviam perdido o treinamento em suas respectivas regiões.
“Quando fizemos o primeiro módulo tínhamos apenas um ponto verde. Todo o resto eram pendências no cadastro”, contou o chefe de gabinete da Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, Gleison Barbosa, ao relatar os avanços conseguidos pelo município ao terminar o primeiro módulo do workshop, voltado exclusivamente ao Cauc, que funciona como um Serasa na relação das prefeituras com o governo Federal, impedindo o repasse de recursos.
“Agora que o segundo módulo foi encerrado, acredito que teremos resultados ainda mais positivos não apenas no Cauc, mas na melhoria da arrecadação e dos gastos do município. Agora é só colocar em prática tudo o que foi ensinado aqui”, destacou Gleidson Barbosa, que planeja se reunir com os gestores municipais assim que retornar ao Marajó. Para ele, a assistência técnica é um avanço na área pública. “O Governo do Pará foi o único que pensou em ajudar os municípios a sair de uma situação que eles mesmos se colocaram. Isso é algo que merece ser festejado”, avaliou.
Edlin Araújo, secretário de Administração de Acará, município do nordeste paraense, também destacou a iniciativa do governo estadual em oferecer assistência técnica aos municípios. “Isso é muito pertinente, em se tratando do momento de profunda crise que o País atravessa. Nosso município era um dos poucos que não tinham pendências no Cauc, e o que aprendemos no workshop com certeza vai contribuir para nos mantermos assim”, afirmou o secretário, ao falar sobre o segundo módulo do workshop que abordou a gestão de recursos e a criação de um plano de ação, para que as prefeituras possam melhorar a arrecadação, otimizar gastos, sair e se manter fora do Cauc.
Frente estruturante - Mais de 100 gestores e técnicos de 52 municípios paraenses participaram dos eventos que forneceram assistência técnica para apoiar a gestão municipal. O workshop faz parte da frente estruturante do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), desenvolvido pela Semsu, com o objetivo de fortalecer as gestões municipais. A secretária dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, lembrou que essa é apenas uma das frentes do programa. “A capacitação é um dos nossos pilares. O encerramento do módulo não significa que finalizamos a assistência. Pelo contrário, estamos apenas começando. A Secretaria está de portas abertas para as prefeituras. Além disso, tem uma equipe com colaboradores de várias secretarias do Estado preparados para dar esse suporte aos municípios”, reiterou a titular da Semsu.
As capacitações foram iniciadas em outubro, quando os municípios tiveram a oportunidade de receber a consultoria da Comunitas, organização social com vasta experiência em treinamentos de gestão, que atende grandes municípios, como a cidade de São Paulo, na assistência para melhorar o gerenciamento dos recursos públicos. Os consultores trabalharam com técnicos da empresa Mais.
A participação na capacitação técnica é considerada fundamental para que os municípios acessem novas fases do PMS, como as obras estruturantes realizadas pelo governo estadual. Os eventos de capacitação dos Municípios Sustentáveis foram coordenados pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O workshop foi oferecido em todas as regiões, para as prefeituras que manifestaram interesse em tornar seus municípios sustentáveis.
Por Dani Filgueiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário