Prefeitura assina acordo com a Apex-Brasil e realiza seminário para debater comércio exterior
Objetivo da parceria inédita é incrementar as exportações e atrair investimentos para a cidade de São Paulo
O prefeito João Doria assina, no próximo dia 6, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (APEX-Brasil), responsável pela promoção das exportações e atração de investimentos diretos para o país. O objetivo é capacitar as empresas paulistanas para a exportação e buscar investimentos produtivos para a cidade, além de apresentar as principais oportunidades em projetos de concessão, parcerias e privatizações.
A retomada do crescimento econômico do Brasil tem como motores o comércio exterior e a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED), fundamentos que geram emprego e renda para o país. Hoje, a cidade de São Paulo representa 4,37% das exportações brasileiras, 7% das importações e 5% da corrente de comércio. “Vamos somar o conhecimento técnico da Apex com o da São Paulo Negócios e preparar as empresas paulistanas para enfrentar a concorrência internacional”, diz João Doria.
O acordo terá duração de 30 meses, durante os quais será implantado o Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), que capacitará empresas e empresários no município. “Vamos mostrar aos empresários que os produtos e serviços paulistanos são competitivos em qualquer parte do mundo”, afirma Juan Quirós, presidente da SP Negócios, empresa responsável pela cooperação com a Apex-Brasil e que irá reunir os empresários de todas as regiões da cidade para ajudá-los a iniciar o processo de internacionalização. Além disso, a parceria prevê a organização de missões comerciais e road shows internacionais para atrair novos investimentos.
Seminário
No mesmo dia, já como primeira iniciativa do acordo, a São Paulo Negócios irá reunir cerca de 150 empresários na Prefeitura em um seminário para debater o comércio exterior e atração de investimentos diretos, uma agenda para o Brasil.
Haverá a participação do embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil, que irá assinar o acordo com a Prefeitura após a fala do prefeito. Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, fará a palestra principal sobre o desafio das empresas brasileiras dentro da agenda para o crescimento.
O seminário é gratuito e começa às 14h. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/Fqz8m3UZ96q7dCRx1
Serviço
Seminário de Comércio Exterior e atração de investimentos estrangeiros diretos: uma agenda para o BrasilDia 06 de dezembro de 2017, da 14h às 17h.Local: Auditório da Prefeitura Municipal de São PauloViaduto do Chá, 15 – 7º andar.
Seminário de Comércio Exterior e atração de investimentos estrangeiros diretos: uma agenda para o BrasilDia 06 de dezembro de 2017, da 14h às 17h.Local: Auditório da Prefeitura Municipal de São PauloViaduto do Chá, 15 – 7º andar.
Confira a programação:
14h – 14h30 - Credenciamento
14h30 – 15h - Abertura
João Doria, prefeito de São Paulo
Juan Quirós, presidente da SP Negócios
Embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil
15h – 15h10
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Apex-Brasil e SP Negócios
15h10 – 16h
“O comércio exterior e a atração de investimentos estrangeiros diretos como motores para o crescimento econômico: Uma Agenda para o Brasil”
Palestrante: Flávio Rocha – Presidente da Riachuelo
16h – 16h30
Lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) para as empresas do Município de São Paulo
16h30 – 17h
Atendimentos às empresas e inscrições para o PEIEX (Apex-Brasil, SP Negócios, CECIEX e FECAP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário