sexta-feira, 24 de novembro de 2017

POLÍTICA

TRE do Rio de Janeiro condena ex-deputado Álvaro Lins




O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou o ex-deputado estadual Álvaro Lins a três anos e meio de prisão, convertidos em serviços comunitários e multa. Além disso o ex-parlamentar ficará inelegível por oito anos. Lins e seu chefe de campanha das eleições de 2006, Mário Franklin, também condenado, são acusados de omitir despesas de campanha daquele ano.
Resultado de imagem para TRE do Rio de Janeiro condena ex-deputado Álvaro Lins
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou o ex-deputado estadual Álvaro Lins a três anos e meio de prisão, convertidos em serviços comunitários e multa e o tornou inelegível por oito anos; Lins e seu chefe de campanha das eleições de 2006, Mário Franklin, também condenado, são acusados de omitir despesas de campanha
De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral do estado (PRE-RJ), a decisão cria jurisprudência na Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.
Na primeira instância, a ação foi julgada duas vezes improcedente, mas o recurso, o parecer e a sustentação oral da Procuradoria reverteram a decisão no TRE. Durante o julgamento, o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, com base em jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pediu o cumprimento imediato da pena, e foi atendido pelos desembargadores com apenas um voto contrário.
Ao requerer a condenação, Madruga disse que os gastos de campanha provocam impacto positivo no desempenho eleitoral dos candidatos, favorecendo o aumento destas despesas e a prática de caixa 2. Segundo o procurador, a omissão de valores usados na campanha eleitoral beneficiou o então candidato.
“A prestação de contas busca controlar o impacto do poder econômico nas eleições. Omissões, portanto, geram desigualdade de condições entre os candidatos e vicia as eleições”, destacou.
Ex-policial civil, Álvaro Lins foi chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro nos governos Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. Em 1994, foi acusado de envolvimento com o jogo do bicho. Em 2008, foi preso sob a acusação de recebimento de propina do crime organizado.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário