quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Nova portaria do Detran amplia fiscalização de trios elétricos

Nova portaria do Detran amplia fiscalização de trios elétricos

Entre as atribuições do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) está a vistoria dos trios elétricos e carros de apoio que participam do Carnaval. Para ampliar a fiscalização dos veículos, o órgão baixou a portaria 2182, publicada na edição de quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado, que estabelece um novo critério de atuação. O Detran passa a trabalhar de forma integrada com instituições municipais, em todas as cidades baianas que realizam festas populares, em qualquer período do ano, baseado no que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para participar das festas, os veículos classificados como caminhão e carreta passam por modificações e, por isso, devem ter o Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e devem passar pela vistoria no Detran para informar a alteração da característica. O órgão de trânsito é responsável também pela verificação da validade e regularidade do CSV. Reprovado na inspeção de segurança ou sem vistoria, o veículo será retido até que a situação seja regularizada, configurando infração grave, com cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

Cabe ainda ao Detran conferir a documentação do condutor e do trio e emitir o "Visto de Aprovação", após análise das características originais e modificações do veículo, como placa, chassi, número de eixos, dimensões; e a presença dos equipamentos obrigatórios, entre eles, o tacógrafo, buzina, lanterna e protetores de rodas traseiras. A habilitação do condutor deve corresponder ao tipo de veículo. No caso de carreta, é exigida a categoria E. Quem for flagrado dirigindo com categoria diferente estará cometendo infração gravíssima, com sete pontos na carteira, multa de R$ 880,41 e retenção do veículo até a apresentação de outro condutor devidamente habilitado.

Com a proximidade do Carnaval de Salvador, os proprietários de trios e carros de apoio devem estar atentos ao cumprimento das regras para evitar transtornos. "Sem atender às exigências, os trios não conseguirão autorização para participar do desfile. É importante que os responsáveis tenham conhecimento das regras e regularizem logo as pendências", alerta o diretor de Veículos do Detran, Igor Brandão.


Fonte: Ascom/ Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran)

Nenhum comentário:

Postar um comentário