O real estado de saúde de Shakira ainda é um mistério. No comunicado que suspendeu toda a primeira parte da El Dorado World Tour, a colombiana disse apenas que estava sofrendo de hemorragia nas cordas vocais, abrindo espaço para uma série de especulações sobre seu futuro.
A Telemundo, por exemplo,
cita a possibilidade da necessidade de uma intervenção cirúrgica. Neste caso, a artista de 40 anos teria de reaprender todas as técnicas de canto.
O otorrinolaringologista Bruno Barros, em seu
site oficial, cita o problema, mas não fala em cirurgia:
"Se ocorrer perda repentina da voz após gritar ou realizar outras tarefas vocais árduas, você pode ter desenvolvido uma hemorragia nas cordas vocais. Hemorragia nas cordas vocais ocorre quando um dos vasos sanguíneos na superfície das cordas vocais se rompe e os tecidos moles se enchem de sangue. É considerada uma emergência vocal e é tratada com repouso vocal absoluto até a hemorragia ser reabsorvida", diz o texto.
Shakira não voltou a se pronunciar sobre sua condição vocal desde o adiamento da turnê, portanto não há datas para a retomada de sua carreira.
De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, um dos veículos responsáveis por trazer o escândalo a público, a aparição de Shakira nos Paradise Papers se deve às movimentações de suas empresas, sobretudo a Tournesol Limited. A sociedade tem sede na ilha mediterrânea de Malta e lista como endereço de Shakira a ilha de Bahamas. O problema é que Shakira vive em Barcelona.
Malta te impostos altíssimos, mas permite que pessoas que não residam no país registrem empresas por lá por uma taxa irrisória. Bahamas é conhecida como um grande paraíso fiscal.
É importante ressaltar que a aparição de Shakira nos Paradise Papers não necessariamente representa um crime ou fraude. E é isso que sustenta o advogado da cantora, Ezequiel Camerini, que diz que “como artista internacional, ela teve diferentes residências ao longo da sua vida profissional, sempre em cumprimento com as leis locais“. O advogado ainda afirma que ela mantém uma residência em Bahamas desde 2004, quando morou por lá com o ex-namorado Antonio de la Rúa e, por isso, o endereço na ilha não seria fraude.
Redação LatinPop Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário