Igreja Nossa Senhora das Dores tem nova etapa de restauro concluída; veja como ficou
Local é um dos cartões-postais de Porto Alegre. Resgate das características originais do local, concluído em 1907, levou 11 meses.
Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga de Porto Alegre, é reaberta nesta quinta
A Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga e também um dos cartões-postais de Porto Alegre, teve mais uma etapa do projeto de restauração concluída (veja no vídeo como ficou).
O altar da capela auxiliar foi entregue em março deste ano. Agora, o prédio teve outros pontos recuperados, além de objetos.
O resgate das características originais do local, concluído em 1907, levou 11 meses. O forro de madeira foi desinfestado, recebeu limpeza e pinturas novas. Em cima dele, também foi construída uma nova camada para proteger de futuras infiltrações.
As quatro tribunas, que são uma espécie de janelas, e as quatro portas que dão acesso ao altar, também receberam tratamento. Os 32 castiçais de 1870 foram recuperados e ganharam iluminação de led, que além de imitar a luz de velas, não prejudicam a pintura.
Castiçais de 1870 foram recuperados e ganharam iluminação de led (Foto: Reprodução/RBS TV)
Além disso, os degraus do chamado trono do altar foram recuperados e receberam pintura nova, para destacar os detalhes em dourado.
Agora, a capela mor volta a ter a composição da década de 1930. Lá se encontra a imagem da padroeira, Nossa Senhora das Dores, que também teve as vestes recuperadas por costureiras da comunidade.
A restauração da igreja começou em dezembro de 2016. Ainda falta a implantação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), que está em vias de ser liberado. A previsão é que todos os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2018.
Igreja Nossa Senhora das Dores é um dos cartões-postais de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
O custo da obra foi de R$ 1,6 milhão, captados com a iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do estado. Ao todo, 10 profissionais trabalharam na restauração, chefiados pela restauradora Susana Cardoso, que já trabalha na recuperação da igreja há mais de 10 anos.
"O nosso critério de restauro foi bem preservacionista. A gente manter o máximo possível o original. E creio que conseguimos muito bem", observa ela.
Para comemorar o reencontro da igreja com a comunidade, a partir das 20h desta quinta-feira (23) haverá uma apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e um piquenique nas escadarias.
g1

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/g/Y/nozTfdRYGZ93InUHAjmw/casticais.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/k/O/zZSQW4RMylZp74yZpqIg/dores.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário