Fórum discute papel da ciência na sociedade goiana
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO) está promovendo desde quinta-feira, e segue até hoje, dias 23 e 24, o XI Fórum de CT&I do Cerrado, que tem por objetivo debater o papel da ciência e das pesquisas científicas para o desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade goiana.
A abertura da solenidade aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 23, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária, e contou com as presenças de pesquisadores e autoridades, entre elas, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, e o diretor científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita.
Em discurso, a professora Zaira Turchi destacou a importância do papel da SBPC e da realização de eventos como este Fórum. “É essa permanente articulação, é este debate que nos fortalece. Precisamos mostrar ao governo e à sociedade a importância de se investir na ciência”, ressaltou. A Fapeg apoia o Fórum, que inclui roda de ciência, entrega de prêmios e lançamento de livro.
Zaira Turchi também lembrou das lideranças de Romão e Reginaldo durante tantos anos à frente da SBPC Goiás. “Eles foram decisivos para a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Hoje, de fato, a Fapeg está se consolidando, se colocando entre as Fundações importantes do País, fazendo convênios regulares. A Fapeg tem tido apoio do governo estadual, contamos muito com a comunidade científica, e temos conseguido avançar bastante contribuindo com a ciência, tecnologia e inovação”, disse.
Lançamento da Agenda Goiás
Na solenidade de abertura, Márcia Pelá lançou a Agenda Goiás em defesa da CT&I. Ela conclamou a todos para que se unam e criem uma rede em defesa da ciência e da tecnologia em Goiás. “É preciso avolumar as ações e a SBPC se coloca como mais um instrumento em defesa da ciência”.
A Agenda Goiás propõe cinco eixos norteadores: não aos cortes orçamentários; apoio total ao ensino e pesquisa científica; popularização e descentralização da CT&I; garantias das condições de trabalho para os pesquisadores; e defesa permanente da Fapeg. “Uma Fundação que hoje é destaque no Brasil inteiro, que vem garantindo a permanência de pesquisadores de ponta”, destacou.
Segundo Márcia, a primeira ação que será proposta nesta Agenda Goiás é a realização de um fórum temático, onde será encaminhado um documento aos candidatos do Legislativo e Executivo com propostas de políticas públicas que garantam a ciência, tecnologia e o financiamento.
Homenagens
Na ocasião, a SBPC homenageou personalidades que contribuem para a ciência no estado. Com o prêmio Amigos da CT&I em Goiás, o diretor científico da Fapeg, professor Albenones Mesquisa foi homenageado. Ele destacou o papel importante da SBPC para a ciência e disse compartilhar esta homenagem com a professora Zaira e com toda a equipe da Fapeg. “ A gente não faz nada sozinho. A Fapeg é uma família e gostaria que todos os colaboradores da Fapeg estivessem aqui para dividir com todos eles”, declarou.
Foram homenageados também o professor Reginaldo Nassar Ferreira, Diretor do ICB; professora Milca Severino Pereira, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, representada no evento pelo professor Lauro Eugênio Guimarães Nalini, vice-coordenador do programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da PUC Goiás; e o Programa Viver Ciência – TV UFG e o Programa Conexão Ambiental – Rádio e TV RBC.
Assessoria de Comunicação da Fapeg
Nenhum comentário:
Postar um comentário