quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Emater apresenta projetos para vereadores de Breves

Emater apresenta projetos para vereadores de Breves


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) apresentou, na manhã dessa terça-feira (21), na Câmara Municipal, um resumo das ações que vem desenvolvendo em Breves, no Marajó. O escritório local da Emater no município existe há 41 anos. Atualmente, 700 famílias são atendidas com regularidade.
A reunião de trabalho com os vereadores partiu de um requerimento do vereador Enaldo Aguiar (DEM) e teve à frente, por parte da Emater, o chefe do escritório local, o engenheiro agrônomo Waldemiro Rosa Jr., e o supervisor regional, o sociólogo Alcir Borges, que explicaram as cadeias produtivas apoiadas e os principais programas e projetos.
“Nos últimos anos temos destaque para o extrativismo de açaí, com manejo; para a produção qualificada de farinha, para a revitalização do Cinturão Verde por meio de hortas, para pesca e aquicultura, para a exploração florestal sustentável, com comercialização de produtos não-madeireiros, como óleos e cascas de espécies como cedro e firola; e para a geração de trabalho e renda com famílias que antes viviam do corte ilegal de madeira e hoje criam galinha caipira”, resume Borges.
De acordo com Borges, a meta de atendimento quantitativo para este ano foi ultrapassada em 40%: “Começamos 2017 com uma previsão de 506 famílias e já estamos em novembro com atendimento sistemático de 700. De crédito rural, também, já intermediamos a contratação mais de 200 mil, com projetos aprovados pelo Banco da Amazônia [Basa]. A expectativa é que até o fim do ano alcancemos o R$ 1 milhão e meio”, diz.
Na platéia, estavam presentes funcionários do escritório local e regional, agricultores, líderes comunitários e representantes de associações, cooperativas, prefeitura e instituições parceiras. Com a integração de informações, alguns vereadores manifestaram interesse em elaborar emendas parlamentares com destinação à agricultura familiar no exercício de 2018.

Agencia Pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário