Nível do Descoberto sobe 0,8 ponto percentual após pancadas de chuvas no DF
Volume da bacia subiu de 5,6% para 6,4% neste domingo. Segundo Inmet, choveu 234,2 milímetros em novembro; índice superou média climatológica estipulada para o mês, de 231,1 milímetros
![]() |
| Barragem do Descoberto, que abastece 65% da população do Distrto Federal. (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília) |
O nível do reservatório do Descoberto – responsável pelo abastecimento de água de 65% do Distrito Federal – subiu 0,8 ponto percentual entre sábado (25) e domingo (26) e atingiu o volume de 6,4%, após as fortes chuvas que caíram na capital. Apesar do aumento, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) segue reforçando o pedido de uso racional da água. No ano passado, no mesmo período, o índice da barragem era 22,42%.
No reservatório de Santa Maria, que fornece água para regiões como Lago Sul, Cruzeiro e Asa Sul, a capacidade também subiu, de 21,6% para 21,9%.
Na tarde deste domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) calculou que choveu 234,2 milímetros em novembro. A quantidade superou a média climatológica estipulada para o mês: 231,1 milímetros. De acordo com o Inmet, até a próxima quinta-feira (30), a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Na semana passada, o nível da bacia caiu dia após dia. A situação motivou uma visita do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, à sede do Inmet. Após um encontro com o diretor do instituto, Francisco Diniz, o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, e o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, o chefe do Executivo afirmou que seguia "esperando pelas chuvas".
Fonte: G1
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/09/16/adasa.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário